Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Queda da JBS na Bolsa gerou perdas de mais de 3 bilhões de reais para o BNDES e para a Caixa

Compartilhe esta notícia:

Os dois bancos somam 26,24% na participação percentual na JBS. (Foto: ABr)

Como principais acionistas da JBS fora do grupo FB Participações, a Caixa Econômica Federal e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) acumulam perdas bilionárias em meio à queda dos papéis da empresa na bolsa. Segundo a Economatica, as perdas das duas instituições somam 3,4 bilhões de reaisDo montante total, 2,8 bilhões de reais são referentes à perda do BNDES, e 647 milhões de reais da Caixa. Os dois bancos somam 26,24% na participação percentual na JBS, sendo 21,32% do BNDES e 4,92% da Caixa, ainda de acordo com dados da Economatica.

Com duas grandes crises no ano – operação Carne Fraca e crise política desencadeada pelas delações dos executivos da empresa –, a JBS tem visto suas ações se desvalorizarem na bolsa, e acumula perdas de R$ 14,7 bilhões em valor de mercado desde o início da operação da Polícia Federal, em março. O cálculo foi feito com base em dados da Economatica.

A queda dos papéis da JBS reflete uma série de notícias envolvendo a empresa, como o impasse entre as negociações do acordo de leniência. O impasse teve início na última quarta-feira (17), repercutindo a notícia publicada no jornal O Globo de que o dono da empresa JBS gravou o presidente da república, Michel Temer, dando aval para comprar silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Além disso, as delações dos executivos da empresa incluíam uma série de irregularidades.

A empresa recusou na sexta-feira a proposta do Ministério Público que previa uma multa de R$ 11 bilhões. As negociações para fechar o acordo foram retomadas nesta semana e o valor da multa ainda é incerto, o que preocupa o mercado, segundo a Reuters.

Um analista do mercado financeiro disse à agência que o cenário também dificulta a realização de uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da subsidiária JBS Foods International nos Estados Unidos, o que pressiona para baixo o valor do papel da empresa. Na quinta-feira, a empresa reiterou que trabalhos para o IPO prosseguiam. A Comissão de Valores Mobiliários já abriu sete processos administrativos contra a empresa para investigar supostas irregularidades como o uso de informações privilegiadas em negociações de dólar futuro e ações, entre outras acusações. (Karina Trevizan/AG)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Antes de seguir para Nova York, o dono da JBS enviou um iate de luxo para Miami
“Olha a minha cara, a minha idade”, responde FHC sobre uma possível candidatura em eleição indireta
https://www.osul.com.br/queda-da-jbs-na-bolsa-gerou-perdas-de-mais-de-3-bilhoes-de-reais-para-o-bndes-e-para-caixa/ A Queda da JBS na Bolsa gerou perdas de mais de 3 bilhões de reais para o BNDES e para a Caixa 2017-05-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar