Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Recapturado, traficante “El Chapo” queria fazer filme de sua vida

Compartilhe esta notícia:

(Foto: AFP)

A procuradora-geral do México, Arely Gómez, informou que uma das razões que levaram à capturado traficante Joaquín “El Chapo” Guzmán nesta sexta-feira (08) foi a descoberta de que criminoso tinha iniciado contatos com gente do mundo do cinema para rodar um filme sobre sua vida.

“Um aspecto importante que permitiu precisar sua localização foi a descoberta da intenção de Guzmán Loera de gravar um filme biográfico, para o qual estabeleceu contato com atrizes, atores e produtores”, disse a procuradora-geral em um ato antes da apresentação do detido à imprensa.

No hangar da PGR (Procuradoria Geral da República), no Aeroporto Internacional da Cidade do México, Arely afirmou que “os trabalhos de acompanhamento permitiram documentar os encontros dos advogados do agora detido com essas pessoas”. Cerca de dez horas depois que o presidente Enrique Peña Nieto anunciou a captura do chefão do narcotráfico, Arely explicou alguns detalhes sobre a investigação que levou ao detido pouco antes de apresentá-lo à imprensa.

As autoridades seguiram sua pista e localizaram o fugitivo em Pueblo Nuevo, no estado de Durango, no norte do país, onde, em outubro, antes que conseguisse fugir por uma vala estreita, o criminoso foi avistado de um helicóptero, mas não foi abatido porque estava acompanhado de duas mulheres e uma menina.

O monitoramento dos integrantes do círculo próximo de Guzmán permitiu identificar um indivíduo especializado na construção de túneis, que estava acondicionando várias casas em Sinaloa e Sonora. Assim foi possível localizar um domicílio em Los Mochis, no estado de Sinaloa, sobre o qual se montou uma operação de vigilância durante um mês.

Nascido em 1957, Joaquín Guzmán Loera, conhecido como “El Chapo”, começou sua carreira criminosa nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara. A detenção de Gallardo em 1989 o levou a fundar sua própria organização em Sinaloa, seu estado natal.

Sua última detenção, em 22 de fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico no México em uma década, pois Guzmán era o criminoso mais procurado tanto pelo México quanto pelos Estados Unidos. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ganho de presidente da Câmara dos Deputados é mais raro que loteria, diz Procuradoria
Lula é condenado por unanimidade. Juízes do Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre, aumentaram a pena do ex-presidente para 12 anos e 1 mês
https://www.osul.com.br/recapturado-traficante-el-chapo-queria-fazer-filme-de-sua-vida/ Recapturado, traficante “El Chapo” queria fazer filme de sua vida 2016-01-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar