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Acontece Receita Líquida das Vendas de Mercadorias da Lojas Renner S.A. cresce 19,2% no 3T15 e Margem Bruta do Varejo amplia 1,0 p.p

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Renner - crescimento
Foto: divulgação

No terceiro trimestre de 2015, a Receita Líquida das Vendas de Mercadorias da Lojas Renner S.A, maior varejista de moda no País, foi de 1.248,4 milhões de reais no 3T15, com crescimento de 19,2% ante o mesmo período de 2014, refletindo a aceitação das coleções e o bom desempenho do Dia dos Pais. A correta alocação de produtos em lojas e a execução eficiente das operações também contribuíram para esse resultado, superando novamente os índices do PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) do IBGE, acumulados até agosto (-3,4%). Nos 9M15 , a Receita Líquida das Vendas de Mercadorias foi de 3.613,5 milhões de reais , com crescimento de 21,6% ante os 9M14. As Vendas em Mesmas Lojas, no 3T15 , apresentaram crescimento de 12,6% ante 7,5% no 3T14, e, nos 9M15 de 14,4% ante 7,8% no mesmo período do ano anterior.

O Lucro Bruto das Vendas de Mercadorias, no 3T15 , foi de 662,4 milhões de reais, 21,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Com isso, a Margem Bruta da Operação de Varejo atingiu 53,1%, uma evolução de 1,0p.p. em relação ao 3T14, favorecida pelo adequado gerenciamento dos estoques, pela correta distribuição dos produtos em lojas e pela própria estratégia comercial da Companhia. As melhores margens praticadas na Camicado e na Youcom também contribuíram para esta evolução. Nos 9M15 , o Lucro Bruto das Vendas de Mercadorias foi de 1.961,9 milhões de reais e a Margem Bruta da Operação de Varejo atingiu 54,3%.

Em relação às Despesas Operacionais, as Despesas com Vendas, no 3T15, foram de 339,1 milhões de reais, representando 27,2% da Receita de Mercadorias, com diluição de 0,2 p.p. ante o 3T14, não obstante as maiores despesas com energia elétrica. As Despesas Gerais e Administrativas , por sua vez, alcançaram 122,1 milhões de reais no trimestre, representando 9,7% da Receita de Mercadorias ante 9,5% do mesmo período do ano anterior, impactadas, principalmente, pelas maiores despesas em logística, dado o novo Centro de Distribuição de Santa Catarina, que já se encontra em operação. Nos 9M15 , as Despesas com Vendas foram de 990,4 milhões de reais, representando 27,4% da Receita de Mercadorias e as Despesas Gerais e Administrativas alcançaram 339,1 milhões de reais, representando 9,4% da Receita de Mercadorias.

O maior nível de vendas, o incremento de margem bruta e o rígido controle de despesas fizeram com que o EBITDA Ajustado do Varejo atingisse 182,7 milhões de reais, registrando crescimento de 28,0% sobre o 3T14. A Margem EBITDA Ajustada do Varejo foi de 14,6% contra 13,6% no 3T14. Nos 9M15 , o EBITDA Ajustado do Varejo foi de 585,5 milhões de reais e a Margem EBITDA Ajustada do Varejo foi de 16,2% ante 13,9% dos 9M14.

Resultado de produtos financeiros

O Resultado de Produtos Financeiros , no 3T15 , totalizou 47,9 milhões de reais, ante os 61,7 milhões de reais registrados no 3T14. O resultado menor em relação ao ano anterior, se deve, principalmente, aos novos tributos de PIS/COFINS que passaram a incidir sobre as receitas financeiras, assim como o aumento no custo de funding e às maiores despesas referentes às provisões constituídas com base no crescente volume de vendas do período. A inadimplência mais elevada, alinhada à conjuntura macroeconômica atual, também impactou o resultado. Nos 9M15 , os Produtos Financeiros chegaram a 169,9 milhões de reais, representando 22,5% do EBITDA Total da Companhia.

As Receitas, Líquidas de Funding e Impostos atingiram 161,5 milhões de reais no 3T15 , 7,0% maiores que o mesmo período do ano anterior, refletindo, principalmente, o crescimento do Meu Cartão. Já as receitas do Private Label foram impactadas pelos novos impostos, pelo maior custo de funding e pela redução do prazo médio de recebimento. Nos 9M15 , as Receitas, Líquidas de Funding e Impostos atingiram 481,5 milhões de reais, com crescimento de 17,0% ante os 9M14.

As Perdas em Crédito, Líquidas das Recuperações totalizaram 76,3 milhões de reais dado o maior volume provisionado no Private Label devido ao aumento de vendas no período e às menores recuperações acima de 180 dias. Nos nove meses , as Perdas em Crédito, Líquidas das Recuperações atingiram 196,2 milhões de reais.

Ao final do mês de setembro, o total de Cartões Renner emitidos somava 25,6 milhões , tendo atingido uma participação de 49,8% sobre as vendas de mercadorias durante o 3T15 ante 50,9% no 3T14. Dessa participação, 39,7% foram oriundos das vendas em 0+5 parcelas sem encargos e 10,1% referentes à condição de 0+8 parcelas com encargos.

O Ticket médio do Cartão Renner atingiu 177,97 de reais no 3T15 , 5,2% maior que os 169,24 de reais apresentados no 3T14. Já o Ticket médio da Companhia , foi de 130,62 de reais , ficando 6,2% acima dos 122,96 do 3T14, refletindo o maior fluxo nas lojas e o aumento de novos clientes que, em um primeiro momento, ainda não utilizam o Cartão Renner.

Lucro Líquido

O Lucro Líquido da Companhia, no 3T15, alcançou 96,0 milhões de reais, com crescimento de 15,1% em relação ao 3T14, e a Margem Líquida foi de 7,7% ante 8,0% no 3T14. Nos 9M15 , o Lucro Líquido atingiu 327,3 milhões de reais, com crescimento de 29,5% sobre o mesmo período do ano anterior e a Margem Líquida foi de 9,1% ante 8,5% dos 9M14.

Investimentos

No 3T15 , os Investimentos em ativos fixos totalizaram 166,8 milhões de reais ante 131,6 milhões de reais no 3T14. Desse montante, 40,3 milhões de reais foram aplicados na abertura de novas lojas, 69,7 milhões de reais em Remodelações de Instalações, 33,8 milhões de reais em Sistemas e Equipamentos de Tecnologia, assim como 21,2 milhões de reais em Centros de Distribuição e 1,8 milhão de reais em Outros. Nos 9M15 , os Investimentos em ativos fixos totalizaram 384,9 milhões de reais ante 325,0 milhões de reais nos 9M14. No trimestre , foram inauguradas 6 lojas , sendo 5 da Renner e 1 da Camicado.

Em setembro de 2015 , a Renner operava com 264 lojas e a Youcom com 28 lojas , com metragens de vendas de 481,1 mil m 2 e 3,8 mil metros quadrados, respectivamente. A Camicado , por sua vez, contava com 64 lojas , com área de vendas de 29,0 mil metros quadrados .

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