Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Redação do Enem não é o bicho-papão

Compartilhe esta notícia:

O Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. (Foto: Banco de Dados)

Neste fim de semana, 7,7 milhões de candidatos em todo o País farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a mais importante prova nacional – e a segunda maior do planeta, atrás da chinesa Gao Kao, com 9 milhões de estudantes. Por isso, selecionamos conselhos para uma prova de redação nota 1.000.

Para o professor Rafael Pinna, a redação do Enem trata de assuntos atuais, entretanto foge de temáticas óbvias, que tenham ocupado muitas manchetes na mídia. “Apostar em temas específicos é um exercício de adivinhação, por isso, é melhor que o aluno não se preocupe tanto com isso.” De fato, nas últimas edições do Enem, os candidatos tiveram que escrever sobre consumo infantil, o direito ao voto, liberdade de informação e o desafio de conviver com as diferenças. “Geralmente é um tema polêmico que as pessoas não esperam. O melhor a fazer é ler várias redações passadas e treinar o formato do texto, e não um tema”, recomenda a youtuber Clara Bousada.

A professora e diretora de escola Mirna Eloi Suzano aposta em temas sobre as novas famílias. “Com o Estatuto da Família, de 2013, muito se discute sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia”, diz.

Mas, entre os assuntos mais cotados para a prova estão os efeitos da imigração no Brasil. “Como o nosso País tem oferecido abrigo e refúgio para estrangeiros, principalmente haitianos, é assunto de interesse social”, indica a professora Regina De Lucca. Seja qual for o tema, os especialistas acreditam que o mais importante é estar antenado e com a leitura em dia.

Regras.

O participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame. Não é preciso levar o cartão de confirmação de inscrição. Basta levar documento de identificação com foto, como carteira de identidade. Vista-se com uma roupa confortável. Short, bermuda e chinelos são permitidos. Lanches e água também são liberados. O exame terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No sábado, terão quatro horas e meia para responder a questões de ciências humanas e da natureza; no domingo, ganharão uma hora a mais para fazer redação, linguagens e matemática.

 

CONSELHOS PARA MANDAR SUPERBEM NO TEXTO. 

Tempo – Tente reservar uma hora e dez minutos da prova para fazer a redação, que deve ter, no máximo, 30 linhas.

Fundamentação – O candidato deve propor uma solução fundamentada para o problema social apresentado no tema, defendendo de forma coerente o seu ponto de vista.

Sem “achismos” – Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim. Use informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está antenado com o que acontece no mundo. Não fique só nos “achismos” e clichês. Seja objetivo.

Atenção à gramática – Erros de concordância e de regência são os mais comuns. Também cuide a ortografia.

Sem cópias – Não copie trechos dos textos motivadores, que servem apenas de orientação.

Cuidado com seus argumentos – Evite argumentação preconceituosa e racista. (AD)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

As empresas aéreas Latam Brasil e American Airlines querem a retirada das barreiras para as operações de companhias entre o Brasil e os Estados Unidos
Ministério Público Federal cobrará 170 mil reais de Pizzolato por despesa com extradição
https://www.osul.com.br/redacao-do-enem-nao-e-o-bicho-papao/ Redação do Enem não é o bicho-papão 2015-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar