Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A redução no valor das contas de luz, somada à queda nos preços dos combustíveis, pode levar à primeira deflação no Brasil em 11 anos

Compartilhe esta notícia:

A falta de chuvas encarece o custo da energia elétrica. (Foto: Banco de Dados)

A redução no valor das contas de luz, somada à queda nos preços dos combustíveis, pode levar à primeira deflação, em 11 anos, em um mês de junho no índice oficial de inflação, o IPCA. Isso deve acontecer porque as contas de luz terão bandeira verde no mês de junho. A decisão foi anunciada na sexta-feira, pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Com a bandeira verde, a tarifa de energia deixa de ter cobrança adicional no mês que vem.

O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pelo órgão regulador. O aumento das chuvas em maio levou a uma recuperação dos reservatórios das hidrelétricas, contribuindo para a redução do custo da energia. A diminuição do consumo também contribuiu para a decisão.

Nos meses de abril e maio, vigorou a bandeira vermelha, em seu primeiro patamar, o que adicionava uma taxa de R$ 3,00 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Em março deste ano, foi acionada a bandeira amarela, com taxa de R$ 2,00 a cada 100 kWh. Em janeiro e fevereiro, vigorou a bandeira verde.

Sem a taxa extra na conta de luz, os economistas calculam que o alívio deve ser de 0,21 ponto percentual em junho. Se a redução de 5,4% da gasolina nas refinarias for totalmente repassada ao consumidor, o combustível poderá cair 2,4% nas bombas, o que deve aliviar a inflação do mês que vem em 0,1 ponto.

Como a estimativa para o IPCA de junho já era baixa, de 0,21%, de acordo com a Focus, as revisões aumentaram a possibilidade de deflação no sexto mês do ano. Seria a primeira vez que isso ocorreria em um mês de junho desde 2006, deflação de 0,21%.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

No comando do BNDES, Maria Silvia Bastos provocou uma reviravolta nas políticas de financiamento e nas taxas cobradas do empresariado nos empréstimos de longo prazo
O Conselho Monetário Nacional define o que é imóvel residencial novo, que tem limite maior de crédito
https://www.osul.com.br/reducao-no-valor-das-contas-de-luz-somada-queda-nos-precos-dos-combustiveis-pode-levar-primeira-deflacao-em-11-anos/ A redução no valor das contas de luz, somada à queda nos preços dos combustíveis, pode levar à primeira deflação no Brasil em 11 anos 2017-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar