Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Reino Unido entrega carta que dá início ao processo de saída da União Europeia

Compartilhe esta notícia:

Embaixador britânico na União Europeia, Tim Barrow, entrega carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk (Foto: Yves Herman/AP)

O Reino Unido deu início na manhã desta quarta-feira (29) ao processo de saída da União Europeia. O afastamento efetivo só acontecerá depois de pelo menos dois anos de negociação com os outros 27 integrantes do bloco. Essa é a primeira vez que um país pede para deixar o grupo.

O embaixador britânico na União Europeia, Tim Barrow, entregou ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, uma carta que simboliza o acionamento do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, dando início às discussões sobre o processo de afastamento. A carta de seis páginas é assinada pela premiê britânica, Theresa May.

Logo após a entrega da carta, Theresa fez um apelo pela união do Reino Unido no Parlamento britânico. “Agora é a hora de nos reunirmos e nos unirmos nesta Casa e em todo o país para garantir que trabalhamos para o melhor acordo possível para o Reino Unido e o melhor futuro possível para todos nós”, declarou Theresa.

Já Tusk afirmou que não há razão para dizer que esta quarta-feira é um dia feliz nem para o Reino Unido nem para a União Europeia. O bloco tem o objetivo de minimizar o custo para os cidadãos europeus, os negócios e para os países membros do bloco.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Países da OEA reiteram preocupação com “difícil situação” na Venezuela
Diante da alta generalizada dos aluguéis, Lisboa planeja restringir a atuação das empresas de aluguel por temporada
https://www.osul.com.br/reino-unido-entrega-carta-que-da-inicio-ao-processo-de-saida-da-uniao-europeia/ Reino Unido entrega carta que dá início ao processo de saída da União Europeia 2017-03-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar