Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Reino Unido se prepara para retirar-se da União Europeia sem acordo temendo caos em estradas e portos

Compartilhe esta notícia:

Primeira-ministra Theresa May tem encontrado dificuldade para conseguir que o acordo de saída seja aceito no parlamento. (Foto: Reprodução)

O Reino Unido começará a se preparar para o possível caos de uma saída da UE (União Europeia) sem acordo nesta segunda-feira (7) ao testar como a malha rodoviária vai lidar com um engarrafamento de cerca de 150 caminhões causado por distúrbios na passagem comercial mais importante para a Europa continental.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, está tentando forçar a aprovação de seu pacto do Brexit no Parlamento, mas se ele for rejeitado, o Reino Unido se separará do bloco sem um acordo às 23h locais de 29 de março ou terá que adiar o Brexit.

May alertou diversas vezes que, se os parlamentares não aprovarem seu acordo, a quinta maior economia do mundo sairá da UE sem um, o que seria um pesadelo para muitos negócios, que temem interrupções no comércio.

Na segunda-feira o Reino Unido fará um teste de seus planos para lidar com longas filas de caminhões no porto de Dover provocadas por perturbações no tráfego no Canal da Mancha no caso de um Brexit sem acordo, informou o Departamento dos Transportes.

No teste, cerca de 150 caminhões serão levados de um aeroporto local, que será usado como estacionamento de caminhões, a Dover, situado no sudeste da Inglaterra, para se averiguar se a movimentação trava a malha rodoviária.

“Não queremos nem esperamos um cenário sem acordo e continuamos a trabalhar duro para firmar um acordo com a UE”, disse uma porta-voz do Departamento dos Transportes.

“Entretanto, é tarefa de um governo responsável continuar a se preparar para todas as eventualidades e contingências, inclusive não haver acordo.”

O governo de May vem alertando para os obstáculos que um Brexit sem acordo desencadearia em todas as áreas, do turismo com animais de estimação à importação de remédios cruciais e cadeias de suprimento que cruzam a Europa e além.

Votação

A primeira-ministra afirmou que a votação no parlamento deve ocorrer em torno do dia 15 de janeiro, conforme esperado, contrariando notícias sobre um possível adiamento. May já adiou a votação uma vez, quando tornou-se claro que ela perderia a menos que garantias adicionais da UE fossem acordadas.

Descrevendo o que ocorreria casso fosse derrotada, May disse: “Estaremos em território desconhecido. Eu não acho que alguém possa dizer exatamente o que acontecerá em termos da reação que veremos no parlamento”.

Em meio a incertezas sobre os próximos passos do Reino Unido – que variam desde uma saída sem acordo à permanência no bloco europeu -, uma pesquisa mostrou que mais britânicos querem ficar na UE do que sair.

O próprio partido de May está dividido em relação ao acordo desenhado pela primeira-ministra, com muitos temendo que uma política para evitar o ressurgimento de uma fronteira dura entre Irlanda e Irlanda do Norte possa deixar o Reino Unido sujeito a regras da UE indefinidamente.

Um dos que lideram essa oposição a May é o parlamentar Jacob Rees-Mogg, que disse em entrevista a um jornal ser uma “ilusão” que o recesso do parlamento durante o feriado de Natal pudesse persuadi-lo a mudar de ideia e apoiar o acordo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Bolsonaro dá pêsames à família do primeiro policial militar morto no Rio neste ano
Segurados do INSS e servidores devem ter cuidado para não caírem em fraudes
https://www.osul.com.br/reino-unido-se-prepara-para-retirar-se-da-uniao-europeia-sem-acordo-temendo-caos-em-estradas-e-portos/ Reino Unido se prepara para retirar-se da União Europeia sem acordo temendo caos em estradas e portos 2019-01-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar