Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Relator promete votar a favor da indicação de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República

Compartilhe esta notícia:

O restante do encontro entre presidente e ministros, de acordo com Aras, pode conter temas sensíveis e deve ser descartado. (Foto: Roberto Jayme/TSE)

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) afirmou nesta segunda-feira (16) que votará a favor da indicação do subprocurador Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República.

Braga é o relator da indicação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. No parecer, o parlamentar não recomenda a aprovação ou a rejeição, mas, sim, analisa os critérios técnicos sobre a indicação. Em uma entrevista coletiva, o relator decidiu informar o seu voto.

“Enquanto relator, me cabe analisar a parte técnica e a parte jurídica. Enquanto senador, vou votar a favor do indicado Augusto Aras”, afirmou Braga. “Eu creio que ele [Aras] terá um grande número de votos favoráveis à sua indicação. Obviamente, essa é uma votação secreta e cada senador terá a liberdade [para votar]”, acrescentou.

Na avaliação de Braga, todos os critérios são atendidos pelo indicado. Durante a entrevista coletiva, o líder do MDB apresentou um ofício que Aras encaminhou ao gabinete, no qual o subprocurador afirma que, se aprovado. deixará o escritório Aras Advogados Associados e entregará a carteira profissional à OAB (Ordem do Advogados do Brasil).

A expectativa é de que a CCJ sabatine Aras e vote a indicação no próximo dia 25. Em seguida, caberá ao plenário decidir se aprova ou rejeita a indicação.

Subprocurador-geral da República, Augusto Aras foi indicado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro há cerca de dez dias. Se aprovado pelo Senado, ele assumirá o comando da PGR no lugar de Raquel Dodge, cujo mandato acaba nesta terça-feira (17).

Desde que a indicação foi confirmada, Aras tem percorrido gabinetes de senadores em busca de apoio dos parlamentares. No Ministério Público, contudo, a indicação dele foi criticada por parte dos procuradores. Isso porque Aras não concorreu nem integrou a lista tríplice da categoria. Além disso, antes de indicá-lo, o presidente Bolsonaro afirmou que escolheria alguém “alinhado com as bandeiras” do governo federal.

Relatório

Eduardo Braga entregou o seu relatório sobre a indicação de Aras nesta segunda-feira à CCJ. No documento, o senador apresenta informações sobre a trajetória acadêmica e profissional do procurador.

“Não se tem nenhuma informação, atual ou relativa ao histórico de atuação do indicado, seja como profissional, seja como cidadão, desabonadora de sua conduta”, diz o senador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Eleição interna do PT tem denúncias de fraudes
O Conselho Nacional de Justiça permite alterar o sobrenome dos pais sem decisão judicial
https://www.osul.com.br/relator-promete-votar-a-favor-da-indicacao-de-augusto-aras-para-a-procuradoria-geral-da-republica/ Relator promete votar a favor da indicação de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República 2019-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar