Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Marcas & Veículos Renault registra crescimento no mercado global

Compartilhe esta notícia:

Renault
Grupo francês exerce mais controle dentro da aliança, como direito de indicar executivos. (Foto: Divulgação)

Em um mercado automobilístico mundial em alta de 1,4% no primeiro semestre de 2015, os emplacamentos do Grupo Renault estão também em ligeira progressão, com 1.375.863 unidades. Na Europa, os emplacamentos do Grupo Renault continuam a crescer mais do que o mercado, agora em alta de 9,3%, enquanto o mercado registra aumento de 8,5%. A marca apresenta uma bela performance no velho continente, com emplacamentos subindo10,6%, com 643.928 unidades com o avanço dos modelos Clio, Captur, Twingo, Trafic e Master.

Fora da Europa, as turbulências encontradas em alguns mercados emergentes continuam a pesar na atividade, especialmente na Rússia e no Brasil, onde os emplacamentos do Grupo estão em queda, assim como o mercado (em queda de 40,8% e 18,7%). Por outro lado, a situação é nitidamente mais positiva na Turquia, Romênia ou ainda na Argélia, onde os emplacamentos do Grupo estão respectivamente em progressão de 35,3%, 23,9% e 8,6%.

Europa

Na Europa, o Grupo Renault soube aproveitar plenamente o sucesso de seus novos produtos e a recuperação do mercado: os emplacamentos estão em alta de 9,3%, com 849.088 veículos comercializados no 1º semestre. Mais de um veículo a cada 10 emplacados na Europa é vendido pelo Grupo.

Entre os principais mercados europeus do Grupo Renault, a Espanha e a Itália apresentaram os maiores crescimentos (alta dos emplacamentos de 30,9% e 24,4% respectivamente), ficando em 5º e 3º lugar entre os mercados do Grupo (ver tabela). O Grupo atingiu sua melhor performance dos últimos 30 anos na Itália, com 9,2% de participação de mercado.

Demais regiões

Na região Eurásia, o mercado russo está em queda de 37,1% no semestre, abatido pela crise econômica. Neste mercado bastante competitivo, o Grupo se concentra na defesa de suas margens e apresenta uma participação de mercado de 7,4%, em queda de 0,5 ponto.

A recuperação do mercado turco, onde as vendas do Grupo aumentaram 35,3% (67.856 unidades), para uma participação de mercado de 15,8%, bem como a boa performance apresentada na Romênia (+24%, com uma participação de mercado de quase 42%), permitiram que toda a região Eurásia contivesse o recuo de suas vendas de -10,2%.

Na região Américas, os emplacamentos estão em retração de 20,6%, com 163.223 veículos. Os emplacamentos no Brasil estão em recuo de 18,7% com 89.527 unidades, mas o Grupo conseguiu elevar sua participação de mercado para mais de 7,0%.

Na Argentina, em um contexto financeiro local difícil, a Renault decidiu limitar sua exposição ao peso e, portanto, o volume de suas importações. Seus emplacamentos estão em queda de 39,8% (31.808 unidades), em um mercado em recuo de 17,5% no semestre.

O Grupo mantém uma posição forte na Colômbia, apresentando 17,6% de participação de mercado, em progressão de 1 ponto em relação ao primeiro semestre de 2014.

Na Região África / Oriente Médio / Índia, os emplacamentos do Grupo estão em ligeira alta (+0,7%), com 150.735 veículos, para uma participação de mercado de 3,6%. Com as marcas Renault e Dacia, o Grupo detém a liderança no Magrebe, com uma participação de mercado recorde na Argélia (31,8%, +7,2 pontos) e no Marrocos 38,2% (+0,9 ponto). Grande destaque para a Argélia, onde o Renault Symbol (produzido localmente na cidade de Oued Tlelat, região de Orã e lançado ao final de 2014), tornou-se em maio o carro mais vendido do mercado.

Na Índia, em um mercado em alta de 6,2%, as vendas estão em retração de 3,2% (23.346 veículos), mas estão em progressão desde o lançamento do Lodgy em abril passado. A chegada do Kwid deve melhorar esta dinâmica na segunda metade do ano.

Na Região Ásia / Pacífico, os emplacamentos estão em queda de 5,6% (53.621 veículos), apesar da progressão da Renault Samsung Motors na Coreia (+0,8%, 37.260 unidades vendidas). Na China, o Grupo apresenta vendas em nítido recuo (-45,5%), enquanto aguarda o lançamento comercial de um novo veículo produzido localmente, no início de 2016.

Perspectivas para 2015

No segundo semestre, o mercado automobilístico europeu deve se manter promissor e continuar a compensar a queda de nossos principais países emergentes. Prevemos uma progressão em ritmo anual de no mínimo 5% na Europa e pelo menos 2% na França. O mercado automobilístico mundial deve registrar um crescimento da ordem de 1%, contra os 2% previstos anteriormente, em razão principalmente da desaceleração do mercado chinês e da crise na América Latina e Rússia.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Marcas & Veículos

Fábrica da Peugeot em Porto Real (RJ)
Projetos brasileiros premiados pelo Grupo PSA
Mini
Grupo BMW lança óleos originais para as marcas BMW e Mini
https://www.osul.com.br/renault-registra-crescimento-no-mercado-global/ Renault registra crescimento no mercado global 2015-07-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar