Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Rendimento da poupança em 12 meses é o pior desde 2003

Compartilhe esta notícia:

Nos primeiros meses do ano, a caderneta de poupança teve perda real de 2,15%. (Foto: Reprodução)

Quem tem aplicação na caderneta de poupança perdeu dinheiro pelo sexto mês seguido em maio, segundo levantamento da “Economatica”. O rendimento real – aquele que desconta as perdas com a inflação – ficou em -0,12% no mês passado. Em 12 meses, a caderneta acumulou perda real de 1,06% – a maior queda aquisitiva desde outubro de 2003, quando o rendimento foi de -1,9%. Entre as aplicações avaliadas, o rendimento só ganha do Ibovespa, que teve perda real de 5,07%.

O melhor investimento no período foi registrado pelo dólar, com ganho de 30,88%, seguido pelo ouro, com 24,04%. Só neste ano, a poupança teve perda real de 2,15%, o pior rendimento entre as aplicações consideradas, descontando a inflação. O ouro aparece como a melhor opção, com ganho real de 14,12%.

Evasão

As perdas da poupança já somam 32,28 bilhões de reais neste ano, informou no início deste mês o BC (Banco Central). Apenas em maio, houve saída líquida de recursos (retiradas menos depósitos) de 3,2 bilhões de reais, o pior resultado para o mês dentro da série histórica do BC, que começou em 1995.

A evasão de valores da mais tradicional modalidade de investimentos do País acontece em um momento econômico difícil: de alta da inflação, dos juros, dos impostos e, também, do endividamento das famílias.

No início deste mês, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC decidiu subir a Selic, o juro básico da economia, de 13,25% para 13,75% ao ano, um acréscimo de 0,50 ponto percentual. Foi a sexta elevação consecutiva da taxa, que atingiu o maior patamar desde agosto de 2006, ou seja, em quase nove anos – quando estava em 14,25%.

A poupança tem perdido atratividade frente a outros investimentos. Isso ocorre porque o rendimento dos fundos de renda fixa sobe junto com a Selic. Já o rendimento das cadernetas, quando a taxa de juros está acima de 8,5%, está limitado em 6,17% ao ano mais a variação da TR (Taxa Referencial).

Especialistas avaliam que, independentemente do rendimento, a caderneta de poupança ainda pode ser uma boa opção de investimento em alguns casos. Pode ser uma boa alternativa para pequenos poupadores, para pessoas que buscam aplicações de curto prazo (poucos meses) ou que procuram formar um “fundo de reserva” para emergências, uma vez que não há incidência do IR (Imposto de Renda).

Nos fundos de investimento, ou até mesmo no Tesouro Direto (programa do governo de compra de títulos públicos pela internet), há a cobrança do IR e, na maior parte dos casos, também de uma taxa de administração.

A fuga histórica de recursos da poupança pode acelerar a queda de preços reais dos imóveis no Brasil, advertiu a agência “Fitch Ratings” em relatório divulgado nesta semana. “A evasão líquida recorde de depósitos de poupança desde o começo do ano vem desgastando a fonte de financiamentos imobiliários mais barata do Brasil e forçando bancos a restringirem a concessão e a aumentar as taxas de crédito imobiliário”, afirmou o documento da companhia.

PIB

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve ter queda de 1,35% em 2015, segundo o centro das previsões (mediana) de economistas consultados pelo BC. Há uma semana, esperava-se queda de 1,30%.

As previsões fazem parte do boletim “Focus”, levantamento feito entre economistas e instituições financeiras realizado pelo BC e divulgado semanalmente. A expectativa para o PIB em 2016 também caiu. Ele deve ter alta de 0,90%, sendo que, há uma semana, esperava-se recuperação de 1%. É o primeiro ajuste para baixo na expectativa para o PIB do ano que vem em cinco semanas. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

União deve leiloar até julho loteria raspadinha
PMDB, PT e PSDB seriam os partidos mais beneficiados se as coligações partidárias estivessem proibidas em 2014
https://www.osul.com.br/rendimento-da-poupanca-em-12-meses-e-o-pior-desde-2003/ Rendimento da poupança em 12 meses é o pior desde 2003 2015-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar