Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Renegociação da dívida dos Estados fica para 2016

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Nova medida mantém fechado espaço para novos empréstimos do RS.

Ao autorizar o adiamento do prazo para aplicação dos novos índices de correção das dívidas dos Estados e municípios com a União, o Senado frustrou vários governadores. No caso do Rio Grande do Sul, se fosse mantido o prazo de 30 dias para o governo colocar em prática o acordo para o novo indexador da dívida, as regras ficariam mais suaves. A começar pela mudança do atual indexador, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, a outra vantagem: a redução nos juros, dos atuais 6% a 9% ao ano para 4% ao ano. A vantagem imediata, porém, seria a abertura do chamado “espaço fiscal”, ou uma nova margem para o governo do Estado contrair empréstimos. Tudo isso ficou adiado para janeiro de 2016, novo prazo dado ao governo federal.

Dificuldades com a base
A maior dificuldade do atual governo em relação aos deputados que formam a sua base de apoio na Assembleia Legislativa está na total falta de informações sobre quais medidas e quando serão apresentadas ao Legislativo. Esta falta de informação começa a preocupar deputados de vários partidos, inclusive do PMDB, partido do governador. Queixam-se que ficam sabendo pela imprensa das decisões e iniciativas do governo.

Aumento ou promoções
Na área da segurança pública, algumas entidades já pensam em negociar, caso seja irreversível, a possibilidade de manter os reajustes previstos para entrar em vigor em 1 de maio. Neste caso, a saída será negociar a manutenção das promoções. Na Polícia Civil e Brigada Militar, as promoções de abril não foram anunciadas pelo governo.

Fotos na rua
Algumas entidades de defesa dos animais agiram rápido e já distribuem nas redes sociais fotos dos 11 deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça, responsáveis pelo veto ao projeto que retirava o parágrafo único do Código de Proteção aos Animais que proíbe o sacrifício de animais em cultos religiosos. Ficaram fora da lista a autora do projeto, deputada Regina Becker Fortunati (PDT), e o relator Daniel Souza (PMDB), que votaram a favor da proposta.

Mais velocidade na BR-386
Coordenador da bancada federal gaúcha, o deputado federal Giovani Cherini (PDT) pediu nessa quarta-feira, no encontro dos parlamentares com representantes do Ministério dos Transportes, uma análise para a construção de terceira pista na BR-386, a sua duplicação em alguns trechos e aumento de velocidade para carros leves, levando em consideração que existem pontos cuja velocidade é de 60 quilômetros por hora. A velocidade permitida nesta rodovia é de 80 quilômetros por hora. As obras de duplicação da BR-386 devem ser concluídas apenas em dezembro de 2015, embora a previsão inicial indicava o final dos trabalhos para o fim de 2013.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Banco Central do Brasil
Dilemas na economia
PCdoB votará contra medidas do pacote de Sartori
https://www.osul.com.br/renegociacao-da-divida-dos-estados-fica-para-2016/ Renegociação da dívida dos Estados fica para 2016 2015-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar