Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Ricardo Lugris: aventura em duas rodas

Compartilhe esta notícia:

A viagem teve duração de cinco meses, totalizando 35 mil quilômetros,entre Paris e Singapura. O lançamento será dia 06 em Bagé, dia 9 em Porto Alegre, depois em São José dos Campos (dia 10), São Paulo (dia 11), Joinville (dia 12). (Foto: divulgação)

Ricardo Lugris é gaúcho, natural de Pelotas e criado em Bagé, mas também cidadão do mundo. Depois de 32 anos atuando como executivo de vendas da Embraer, responsável pela área de vendas e campanhas da empresa na Europa nas duas últimas décadas, optou “por dar uma guinada na vida”, como ele define, ao deixar a organização e rumar de Paris à Singapura, de moto, encerrando um percurso de 35 mil quilômetros em 2015, percorridos em cinco meses.

A emoção, os sentimentos, as lembranças e os principais momentos desta aventura ele narra em seu primeiro livro que chega às livrarias na próxima semana, intitulado “Tempo em Equilíbrio – entre Paris e Singapura” (Editora Fontenele, 296 páginas recheadas de fotos e mapas). 

Ele confessa seu gosto pela escrita desde cedo. Formado em Letras, e fluente em seis idiomas, Ricardo Lugris já tem dezenas de artigos publicados e um site de viagem onde posta suas ricas experiências, com muitos seguidores.

Um bate-papo descontraído com o autor e a sessão de autógrafos do livro inicia por Bagé, onde passou sua infância no interior gaúcho, neste sábado (06) como homenagem à terra e aos amigos que deixou para trás, quando passou a residir na França, há 22 anos. Na sequência, o lançamento ganha palco na Capital, no Dado Bier do Bourbon Country (dia 09) e depois em São José dos Campos (dia 10), São Paulo (dia 11), Joinville (dia 12).

“Estive na Embraer dos 25 aos 57 anos. É toda uma vida praticamente, uma empresa cativante, que traduz o orgulho de ser brasileiro”. A opção não foi fácil, mas “chega uma hora em que a gente passa a questionar a própria vida. Sempre é necessário sair da zona de conforto e pegar o vento de frente”. Foi isso que ele fez, impulsionado pela paixão por viajar, inicialmente de carona, na juventude, apenas acompanhado de sua mochila. Depois na Europa, residindo em Chantilly, na França, foi um passo para dar-se conta de que estava bem localizado, com fácil acesso a novos voos de moto por diferentes lugares.

“A moto permite viajar detalhes. Este não é um livro para motociclistas. Escrevo o que sinto, o que observo. É a reflexão de alguém já na maturidade da vida. O livro é justamente a reflexão de viagem em um momento de vida em que deixei uma posição privilegiada em troca de outras coisas. Aprendi a viver comigo mesmo, a estar sozinho e estar sozinho não significa estar solitário. A dimensão do tempo, a relatividade do tempo muda e muda a maneira de interpretar a vida”, acrescenta.

Em três anos, Ricardo Lugris rodou 101 mil quilômetros de moto, motivado por esta paixão adquirida na adolescência e não pensa em parar. Ao sair da Embraer, o plano de viagem era de um ano, mas foi surpreendido pelo convite de uma empresa de leasing aeronáutico para assumir em seis meses como vice-presidente de marketing. O convite, irrecusável, encurtou o plano de viagem, mas não o desprendimento e a vontade do autor de viver um tempo como andarilho, tanto que não descarta a possibilidade de presentear leitores e amantes do tema com novos títulos. “O que faço é simplesmente passar uma mensagem para as pessoas, sentimentos, fazer com que as pessoas possam sonhar, realizar sonhos ao alcance de suas mãos”, finaliza. (Clarice Ledur)

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Bazar arrecada fundos para Instituto do Câncer Infantil
Os feriados prolongados podem causar um prejuízo superior a 11 bilhões de reais na economia do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/ricardo-lugris-aventura-em-duas-rodas/ Ricardo Lugris: aventura em duas rodas 2018-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar