Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Rio Grande do Sul registra a menor taxa de mortalidade infantil da história

Compartilhe esta notícia:

Sartori falou que este é o resultado de uma construção histórica e que serve de exemplo para todos os municípios. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini )

A SES (Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul ) divulgou, em solenidade no Palácio Piratini, nesta quarta-feira (6), os índices de mortalidade infantil no RS, que em 2015 apresentou a menor taxa da história, 10,1 para cada mil nascimentos.

Durante o evento, que contou com a participação do governador José Ivo Sartori, também foram entregues certificados de mérito aos municípios e coordenadorias regionais de saúde que obtiveram os menores coeficientes de mortalidade infantil em 2015. A taxa ou CMI (Coeficiente de Mortalidade Infantil) é definida pelo número de óbitos de crianças ocorridos antes de completar um ano de idade, para cada mil nascimentos, durante o período de um ano.

As principais causas de óbito infantil estão relacionadas com a prematuridade, as infecções, as malformações congênitas e asfixia perinatal. A redução do coeficiente de mortalidade infantil do Estado superou inclusive a meta pactuada dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que pretendia alcançar um CMI de 15,7 em 2015, em nível nacional.

Sartori falou que este é o resultado de uma construção histórica e que serve de exemplo para todos os municípios. “Reduzir a mortalidade infantil no estado e certificar municípios e coordenadorias regionais de saúde por suas ações é reconhecer o esforço para qualificar o atendimento e capacitar o setor”, destacou.

Certificados de mérito

Os municípios de Gravataí, Santa Cruz do Sul, Canguçu, Farroupilha, Taquara, Guarani das Missões e Santa Maria, e as Coordenadorias Regionais de Saúde de Frederico Westphalen (6,38), Santa Maria (CMI 7,47) e Palmeira das Missões (7,48) foram os agraciados com os certificados de mérito.

Histórico de coeficientes de mortalidade infantil (óbitos/mil nascidos vivos)

Na década de 1970, 50 crianças morriam a cada mil nascimentos. Nas décadas de 1980 e 1990, todos os esforços se concentraram na redução das doenças diarréicas e respiratórias, e o coeficiente foi reduzido para 16 óbitos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Saiba quem são os brasileiros da lista de bilionários da revista Forbes
Ministro do Supremo Gilmar Mendes usou verba do STF para ir a casamento
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-registra-a-menor-taxa-de-mortalidade-infantil-da-historia/ Rio Grande do Sul registra a menor taxa de mortalidade infantil da história 2016-04-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar