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Acontece Roupas serão os produtos mais presenteados neste Natal, indica pesquisa IBOPE Conecta e Mercado Livre

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Foto: Reprodução)

O varejo de moda terá um maior destaque neste Natal. Segundo pesquisa do Mercado Livre encomendada ao IBOPE Conecta, sobre o comportamento do consumidor para a data, a categoria de roupas ocupa a primeira colocação no ranking dos itens mais considerados para compra. Na sequência, surgem calçados e produtos de beleza. O levantamento também identificou que o consumo estará aquecido neste Natal: 86% pretendem presentear na data, sendo que a maioria (38%) intenciona presentear quatro pessoas ou mais. O levantamento foi feito com mil pessoas entre os dias 19 a 26 de novembro, e ouviu participantes de ambos os sexos, maiores de 16 anos e pertencentes às classes A, B e C, de todas as regiões do país.

Os presentes mais considerados:
Roupas 26%
Calçados 11%
Produtos de beleza 11%
Jogos de tabuleiro e brinquedos 7%
Smartphone 6%
Presente divertido 5%
Livros 5%
Acessórios de moda 4%
Artigos eletrônicos e eletroeletrônicos 4%
Artigos Esportivos 3%
Flores e chocolates 3%
Utensílios domésticos 3%
Outros 12% (como tablets, eletrodomésticos jóias, bicicletas e videogames).

Para a Diretora de Marketplace do Mercado Livre, Cristina Farjallat, a expectativa para a data é positiva: “A pesquisa indica que o consumidor está se programando para as compras de Natal, inclusive em termos de variedade já que muitos pretendem comprar quatro ou mais presentes. Podemos esperar um Natal aquecido para o varejo, tanto no meio físico, quanto no digital, e com tíquete médio mais elevado do que no ano passado. É o momento dos varejistas se prepararem para a demanda.”

Quase 40% gastarão mais neste Natal
A pesquisa revelou que os consumidores irão gastar uma média de R$300 por presente, e a média de gastos geral será 10% maior neste ano – R$481 – do que em relação ao ano passado, em que os participantes declararam ter gasto R$441.
Quando perguntados diretamente se pretendem gastar mais ou a mesma coisa que no ano passado, a maioria dos respondentes (38%) disse que irá gastar mais neste Natal; 36% gastarão igual ao ano passado e 26% gastarão menos, apontando a redução de gastos em função da crise econômica como maior fator (48%).

Maioria pretende parcelar no cartão
Sobre a forma de pagamento, a maior parte (52%) declarou que irá utilizar o cartão de crédito, de forma parcelada. Boleto bancário (16%) e cartão de crédito com pagamento à vista (14%) praticamente empataram na segunda posição. Cartão de débito (7%), Dinheiro (5%) e transferência bancária foram os demais meios informados. O restante (6%) ainda não definiu.

Compras online tem preferência 55%
Em relação ao canal para compras, o levantamento indicou que a preferência pelos varejos físico e virtual está balanceada: 55% pretendem comprar os presentes de natal na internet e 41% no comércio de rua. Shoppings aparecem na terceira colocação, com 33%, e os que sinalizaram outro tipo de comércio somam 6%. Os que ainda não decidiram representam 16%. A questão permitia a seleção de até duas alternativas.

O canal virtual ganha vantagem entre os que ainda não compraram presentes (32%): 55% declararam que pretendem fazer as compras pela internet. Na comparação com lojas físicas, o fator determinante para que as lojas online sejam as eleitas é a variedade de produtos, mencionada por 63% dos entrevistados. Além disso, menor preço (56%), possibilidade de comparação de valores (56%) e comodidade (49%) foram os fatores mais citados.

Já os adeptos dos espaços físicos adotam o modelo principalmente por ter a possibilidade de ver e comprar o produto na hora (51%) e de negociar o valor e a forma de pagamento (36%).

Onde e como os consumidores pesquisam?
Os sites de e-commerce e marketplaces são o mais utilizado para pesquisas online: 71% irão acessar esses canais para definir suas compras. Os sites de compras de lojas físicas aparecem com 58% e as redes sócias, 10%. Somente 1% afirmou que não pretende pesquisar os presentes de natal.

Quando o assunto é por qual meio os consumidores realizam as suas buscas, os celulares e smartphones lideram com 78%. Na sequência, foram mencionados os computadores (58%), tablets (9%) e SmarTVs (3%).

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