Últimas Notícias > Capa – Destaques > “Vamo pula”! Confira esquema de trânsito para show da dupla Sandy & Junior na Arena

RS é o estado que mais tem morte de abelhas, segundo levantamento

(Foto: Reprodução)

O Rio Grande do Sul é o primeiro, de quatro estados brasileiros, onde foram encontradas abelhas mortas, em números significativos. Ao todo, foram 500 milhões mortes. Segundo o levantamento da Agência Pública e Repórter Brasil, foram 400 milhões no Rio Grande do Sul, 7 milhões em São Paulo, 50 milhões em Santa Catarina e 45 milhões em Mato Grosso do Sul.

Estimativas de Associações de apicultura, secretarias de Agricultura e pesquisas realizadas por universidades. (Foto: Divulgação)

O principal causador, conforme afirmam especialistas e pesquisas laboratoriais, é o contato com agrotóxicos à base de neonicotinoides e de Fipronil, produto proibido na Europa há mais de uma década. Esses ingredientes ativos são inseticidas, fatais para insetos, como é o caso da abelha, e quando aplicados por pulverização aérea se espalham pelo ambiente.

Em Cruz Alta, município de 60 mil habitantes, mais de 20% de todas as colmeias foram perdidas apenas entre o Natal de 2018 e o começo de fevereiro. Cerca de 100 milçhoes de abelhas morreram.

Deixe seu comentário: