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Economia RS já conta com cerca de 900 km de rodovias pedageadas

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FOTOS: Jackson CICERI/O SUL. Fotos estradas: divulgação EGR

O diretor presidente da EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), Nelson Lidio Nunes, exibe um currículo de dar inveja. Formado em Administração de Empresas e com bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, é aposentado da TRENSURB, onde atuou como Superintendente de Desenvolvimento e Expansão durante muitos anos, tendo coordenado os projetos de construção das estações Sapucaia/São Leopoldo e o projeto executivo da licitação referente à construção do trecho São Leopoldo/Novo Hamburgo. Foi também diretor superintendente da METROPLAN, com o projeto e conclusão da Av. Baltazar de Oliveira Garcia na zona norte de Porto Alegre, e atuação destacada no projeto PMI (Metrô POA), além de Diretor Superintendente de Administração da extinta Empresa Brasileira de Transportes Urbanos. Se não bastasse, ainda mantém vinculação com entidades privadas, respondendo pela vice-presidência da FECOMÉRCIO, presidência do Sindicato Atacadista de Tecidos, além de integrar a diretoria do SINDILOJAS e conselhos do CIEE, SESC e do Conselho Estadual de Transporte Metropolitano -CETM.

Com toda esta bagagem, ele chegou em 2015 ao cargo máximo na EGR, empresa pública criada através da Lei Estadual nº14.033/12, sendo hoje a única empresa cem por cento pública do RS, tendo o Governo como seu único acionista, salienta ele. O principal desafio do dirigente é colocar as estradas em perfeitas condições para nossos usuários, atendendo às suas expectativas de qualidade e segurança. Hoje, a EGR controla todas as rodovias com pedágios do Estado. São 14 praças que totalizam 892 quilômetros e a expansão é uma das metas, segundo intenções do próprio Governador José Ivo Sartori, em alocar para a EGR mais rodovias no futuro, segundo Nelson Lidio Nunes.

A administração sustentável norteia o dia a dia da empresa, que abriga 68 colaboradores espalhados pelo RS os quais totalmente comprometidos com os resultados da Empresa. Administra mais 1.400 pessoas terceirizadas, envolvidas diretamente na operação que passa pela recuperação, arrecadação, manutenção e aumento de capacidade destas rodovias. Com uma receita líquida obtida em 2015 na ordem de 172 milhões de reais, os objetivos traçados pela EGR ganham corpo. Exemplos não faltam. Nos próximos dias, será entregue um trecho na ERS 115, que liga Taquara à Gramado, um investimento de 11.300 milhões de reais, efetivado em 4 meses, beneficiando a região turística da serra gaúcha.

Com um planejamento estratégico bem definido, a EGR lança mão de um sistema próprio que permite um raio X de todas as estradas, visualizadas 24 horas por dia, além do que a empresa denomina de Plano de Exploração Rodoviária, que projeta ações para os próximos 30 anos, visando a manutenção e melhoria de cada rodovia. Segundo o diretor administrativo e financeiro da EGR, Ney Michelucci Rodrigues, a atual gestão foca na atuação mais enxuta possível, além da gestão financeira com maior aproveitamento de recursos e locação. 

Outra novidade é a Central de Controle Operacional, que permite o recebimento de informações sobre acidentes, agilizando instantaneamente serviços de ambulância e ingresso em hospitais, preparados simultaneamente para o recebimento das vítimas, diz Nelson Lidio Nunes.

A operação Verão Para Todos, ação que pela primeira vez integrou órgãos como a EGR, DAER, PRE e DETRAN, coordenada pelo Vice-Governador José Paulo Cairoli, foi uma iniciativa de destaque e terá continuidade no futuro.  Entusiasmado com os resultados, o diretor presidente diz ainda que a parceria com a PRE e DAER prosseguirá a partir da implantação de balanças, em breve, nas rodovias administradas pela empresa, entre muitas outras iniciativas. Destaca o indispensável apoio recebido do Secretário dos Transportes Pedro Westphalen, do Vice-Governador José Paulo Cairoli e do Governador José Ivo Sartori.

 

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