Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Sábado será Dia D de mobilização contra a gripe em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Cerca de 610 mil doses da vacina devem ser aplicadas em Porto Alegre. (Foto: Ivo Gonçalves/Arquivo PMPA)

Neste sábado (13) todas as unidades de saúde de Porto Alegre estarão abertas, das 8h às 17h, para o Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe).

A intenção é atender as pessoas que integram os grupos prioritários da imunização (crianças entre 6 meses e menos de cinco anos), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e pessoas com comorbidades) que têm dificuldades em acessar os serviços de saúde durante a semana.

O número de pessoas imunizadas contra a gripe em Porto Alegre é de 283.211, de acordo com os registros feitos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações efetivados até esta sexta-feira (12). Dos grupos prioritários, são 273.537, ou 47,11% da meta prevista para esses grupos.

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde alertam para a importância de as pessoas que compõem os grupos prioritários serem vacinadas com a maior brevidade possível, já que a vacina demora alguns dias para fazer efeito e as temperaturas mais baixas devem ser registradas a partir deste mês. Na Capital, foram registrados dois óbitos por influenza em 2017. A campanha de vacinação prossegue até 26 de maio em 141 unidades de saúde da rede municipal.

De acordo com a estimativa do MS (Ministério da Saúde), cerca de 610 mil doses da vacina devem ser aplicadas em Porto Alegre. Até o momento, o maior grupo de imunização corresponde aos idosos: são 136.628 registros de doses, ou 64,14% da meta prevista.

O grupo dos trabalhadores da saúde soma 40.860 doses, seguido de crianças (22.381), que apresenta o menor percentual, com 29,71%, professores (8.191), gestantes (6.206), puérperas (1.521), indígenas (456), funcionários do sistema prisional (1.029) e pessoas privadas de liberdade (454). Pessoas com comorbidades imunizadas somam 65.485, segundo os registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. A meta estabelecida pelo MS é imunizar 90% de cada grupo prioritário.

Documentação

Para fazer a vacina em crianças entre seis meses e menores de cinco anos, pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades devem ter em mãos atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença. Já os profissionais de saúde e professores precisam apresentar carteira de trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Idosos e demais grupos devem levar o Cartão SUS ou documento de identidade. No caso de gestantes que não são acompanhadas no SUS, levar atestado médico com a solicitação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Mega-Sena pode pagar o prêmio de R$ 18 milhões neste sábado
“Lei da gorjeta” entra em vigor neste sábado em todo o País
https://www.osul.com.br/sabado-sera-dia-d-de-mobilizacao-contra-gripe-em-porto-alegre/ Sábado será Dia D de mobilização contra a gripe em Porto Alegre 2017-05-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar