Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba como a inflação é calculada e como afeta a sua vida

Compartilhe esta notícia:

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,63% e, em 12 meses, de 7,96%. (Foto: Agência Brasil)

A inflação oficial do País, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), fechou 2016 em 6,29%. O número ficou abaixo do teto da meta fixada pelo Banco Central, de 6,5%. Mas o que isso tem a ver com a sua vida? Qual é a influência desse número na prática?

O IPCA mede o valor de todos os produtos que compõem a cesta de consumo do brasileiro. Para calcular a variação da inflação, entra de tudo na conta: gasolina, lazer, transporte, taxas, alimentação, escola, entre outros itens. Para chegar ao resultado final, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divide os produtos em grupos e cada um deles tem peso diferente, de acordo com o que o brasileiro consome mais.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, a inflação não é apenas um aumento dos preços dos produtos e serviços. Esses fatores são, na verdade, consequências da variação da inflação, segundo especialistas. O aumento dos preços pode ser causado também por um problema em algum setor específico da economia, por exemplo, e não estar necessariamente vinculado à inflação. Seca, pragas e excesso de chuvas podem causar a alta dos preços de determinados produtos. Além disso, o excesso de procura por bens e serviços faz com que os valores aumentem.

Dinheiro em circulação

A inflação tem uma relação com a quantidade de dinheiro que circula na economia em determinado momento, com o aumento do acesso ao crédito, gastos do governo e crescimento desordenado dos meios de pagamento, de acordo com o professor de economia da Universidade de Brasília Newton Ferreira.

Em qualquer lugar do mundo, segundo o economista, os governos determinam qual é o melhor índice de inflação, que acaba sendo um termômetro para a demanda de bens e serviços. Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada. Quando o contrário acontece, com mais dinheiro no bolso, as pessoas demandam mais bens e serviços e sobrecarregam a economia.

“Em geral, quando a sociedade demanda em excesso bens e serviços, além do que é ofertado, gera-se preços inflacionados. É um fenômeno macroeconômico medido com uma metodologia, que leva em consideração renda de pessoas com entre 1 e 40 salários mínimos”, explica.

Mas essa amplitude pode gerar uma grande dispersão no resultado final. “Uma pessoa que ganha, por exemplo, dez salários mínimos, tem um perfil de consumo muito diferente de quem ganha 20 salários mínimos. Os gastos com alimentação, transporte, moradia, saúde serão diferentes. Para compensar isso na metodologia, existe uma ponderação entre as variáveis consideradas.”

Meta

A meta da inflação é determinada pelo Conselho Monetário Nacional e cabe ao Banco Central orientar sua oferta de moeda e controlar o acesso ao crédito de acordo com esse limite. A meta permite uma margem para amortecer possíveis crises e choques de preço. (ABr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 11 milhões no sábado
Soldado da Polícia Militar mata a ex-namorada a tiros por “não aceitar fim de relacionamento”
https://www.osul.com.br/saiba-como-a-inflacao-e-calculada-e-como-afeta-a-sua-vida/ Saiba como a inflação é calculada e como afeta a sua vida 2017-01-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar