Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba como a vida do homem pode ser afetada pelo tratamento do câncer de próstata

Compartilhe esta notícia:

Vida mais saudável coopera para que a doença não retorne. (Foto: Reprodução)

Apesar de muito eficazes, os tratamentos para o câncer de próstata podem gerar alguns efeitos colaterais indesejados, desde incontinência urinária até a temida impotência sexual – que acontece, principalmente, após a retirada total da próstata. Porém, um dos objetivos da campanha Novembro Azul, além da conscientização da população sobre como prevenir a doença, é mostrar que é possível ter qualidade de vida após o tratamento do câncer. Saiba como.

Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, com cerca de 68 mil novos casos registrados no Brasil este ano segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata tem diversas opções de tratamento disponíveis, como a radioterapia, a quimioterapia, o tratamento hormonal e a cirurgia de retirada da próstata. Porém, segundo Paulo Bastos, urologista do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), todos eles provocam efeitos colaterais em graus diferentes, que são influenciados, principalmente, pela idade do paciente, o estado geral de sua saúde e o quanto o câncer já está avançado.

“Em relação à disfunção sexual, a melhor maneira de contornar a possibilidade da sequela é através da reabilitação sexual precoce. Essa terapia preserva a qualidade do tecido erétil e melhora as chances de recuperar a capacidade de ereção após o tratamento do câncer”, explica o médico. Se a preocupação é com a incontinência urinária, é indicada a fisioterapia pélvica, que deve começar o quanto antes.

O melhor momento para detectar os possíveis efeitos colaterais é logo após o término do tratamento do câncer de próstata, quando médico e paciente se reúnem para acompanhar o caso. Uma vez detectado, o especialista expõe as possibilidades de terapia ao paciente e estipula quando ele pode começar a ser tratado para amenizar os sintomas. Segundo Bastos, é importante reforçar que qualquer efeito colateral é tratável e, dependendo de sua intensidade, pode ser revertido por completo em até um ano após o início do tratamento adequado.

“Outras sequelas menos expressivas que podem surgir devido ao câncer de próstata são a anemia, a perda de massa muscular, a osteoporose e o aumento do colesterol, todos perfeitamente tratáveis”, afirma o especialista.

Além de detectar possíveis efeitos colaterais decorrentes dos tratamentos, as consultas de acompanhamento com o médico depois do câncer de próstata também são importantes para detectar qualquer possibilidade de reincidência da doença. Caso isso aconteça, ela poderá ser tratada de forma precoce, ou seja, ainda no início. A adoção de um estilo de vida mais saudável, com mais exercícios, uma dieta balanceada e a diminuição das bebidas alcoólicas e do tabagismo, cooperam para que a doença não retorne.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo gaúcho vai quitar os salários de outubro de até 10 mil reais nesta segunda-feira
Bolsonaro garante que não se sente pressionado pelos evangélicos
https://www.osul.com.br/saiba-como-a-vida-do-homem-pode-ser-afetada-pelo-tratamento-do-cancer-de-prostata/ Saiba como a vida do homem pode ser afetada pelo tratamento do câncer de próstata 2018-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar