Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Saiba como economizar a bateria do celular

Compartilhe esta notícia:

Angústia de ficar sem bateria afeta qualquer usuário de smartphone. (Foto: Reprodução)

A aflição de ver a carga do celular chegando ao fim no meio do dia é compartilhada por qualquer um que use smartphone. Para ajudar os leitores a diminuir essa angústia – que é um dos males da vida moderna –, a reportagem buscou dicas de especialistas sobre como economizar bateria. Ouviu também orientações para evitar o desperdício dos pacotes de dados, que muitas vezes não duram um mês inteiro.

Segundo especialistas, os vilões do consumo da bateria são as funções de localização geográfica e procura de rede, como GPS e wi-fi. O Bluetooth, usado para compartilhar arquivos, também integra a lista. Essas ferramentas devem ser desativadas quando não estiverem sendo usadas. É claro que o brilho maior da tela do aparelho facilita a navegação, mas a luminosidade intensa também é uma das funções que mais gastam energia.

Receber em tempo real as notificações de e-mails, mensagens instantâneas do Facebook, do Twitter e de outras redes também absorve muita carga. Para desabilitar essa facilidade, é preciso entrar no menu de “Configurações. Depois, basta escolher o aplicativo e desabilitar a opção “Notificação”. A partir daí, é preciso verificar manualmente se há alguma notificação. “Mas também não adianta checar toda hora porque vai consumir bateria”, disse o especialista em telecomunicações Dane Avanzi.

Apps “comilões” de franquia.
Quando não é a bateria do celular que acaba, é o fim do pacote de navegação que deixa o usuário desconectado do mundo. O alerta da operadora de telefonia de que o usuário atingiu o limite contratado é sempre desagradável, mas muita gente não se dá conta de que os aplicativos já baixados trabalham e gastam a franquia de internet mesmo quando não são usados.

São os chamados “comilões” de dados, o que pode ser evitado. A forma mais simples de identificá-los é observar se há publicidade neles ou utilização de seus dados vinculados às redes sociais. Esses apps não consomem o plano somente na hora da instalação. Depois que o usuário faz o download, utilizam parte da franquia de web móvel até quando o aparelho não está em uso. A forma mais frequente é a atualização ou a coleta dos chamados dados de segundo plano. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

“Foi uma tragédia inimaginável” – Leia frases ditas por famosos
Aplicativos usam sensores nos celulares para monitorar ato sexual
https://www.osul.com.br/saiba-como-economizar-a-bateria-do-celular/ Saiba como economizar a bateria do celular 2015-07-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar