Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Saiba como se proteger contra o câncer de pele

Compartilhe esta notícia:

É recomendável usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. (Foto: Reprodução)

Com o sol forte deste verão, é preciso reforçar a proteção contra o câncer de pele. Causada principalmente pela exposição solar crônica – sobretudo aquela feita até os 20 anos de idade –, a doença pode ser evitada com uso diário de protetor solar.

A reportagem teve acesso ao balanço dos atendimentos realizados pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, em novembro passado. Das cerca de 20 mil pessoas examinadas, 13,28% tinham lesões de câncer.

“Estudos mostram que mais de 90% da população não usa o protetor solar corretamente. Além do filtro, são fundamentais o autoexame da pele, para identificar manchas e pintas suspeitas, e a ida regular ao dermatologista, pelo menos uma vez ao ano”, diz a dermatologista Caroline Assed.

Segundo a médica Luiza Kassuga, do Inca (Instituto Nacional de Câncer), quanto mais cedo a doença for detectada, maior é a chance de cura. O tratamento, em geral, é cirúrgico, mas terapias menos invasivas (como medicação tópica) podem ser usadas dependendo do tipo de tumor e das condições do paciente.

Para incentivar ações individuais e coletivas que ajudem a frear o avanço de todos os tipos de câncer, a União Internacional para Controle do Câncer escolheu o tema “We Can. I Can.” (“Nós Podemos. Eu posso.”) para a campanha do Dia Mundial do Câncer, no próximo dia 4. O objetivo é mostrar que todos, sociedade e pacientes, podem estar envolvidos na luta contra o câncer.

DICAS PARA PREVENIR O CÂNCER DE PELE.
Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h (horário de verão).
Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um FPS (fator de proteção solar) 30, no mínimo.
Reaplicar o protetor a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes do almoço.
Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.
Manter bebês e crianças protegidos do sol.
Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses de idade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Saiba por que mulheres brasileiras estão indo para a Venezuela para fazer cirurgia plástica
Saiba quais são os riscos ao fazer uma cirurgia plástica
https://www.osul.com.br/saiba-como-se-proteger-contra-o-cancer-de-pele/ Saiba como se proteger contra o câncer de pele 2016-01-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar