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Saiba como superar medos antes do Enem e vestibulares

Sentir algum medo é normal até mesmo para quem está bem preparado. (Foto: Reprodução)

Uma prova, por si só, já é algo que gera tensão em grande parte dos estudantes. E se a avaliação for responsável pelo ingresso em uma universidade, como o vestibular ou Enem? Como lidar com os medos que surgem ao longo da preparação?

Sentir algum medo é normal até mesmo para quem está bem preparado, já que vestibulares e Enem são provas importantes para os estudantes, são mais longas e com regras mais exigentes. Para diminuir o medo, confira as dicas do professor Tiago Mariano, coordenador do EducaMaker.

1-Medo de não passar no vestibular

O medo de não passar no vestibular ou não ter um bom desempenho no Enem é algo natural, mas sofrer por antecipação atrapalha no momento dos estudos. Para não ficar perdido(a) até a prova, organize seus estudos e sua rotina. Monte um plano de estudos que contemple suas aulas diárias, conteúdo a ser estudado fora da aula, momentos de descanso, sem pular refeições e pausas para alongamento, por exemplo, e demais atividades que costuma fazer, como esportes, cursos complementares etc.

2-Medo de não estudar todo o conteúdo

Rotina definida, passe tudo para um cronograma de fácil acesso. Deixe seu plano de estudos e seu calendário de atividades no local em que estudará para que possa acompanhar o que foi definido para o dia e possa cumprir as metas estabelecidas.

É importante ter foco e ser fiel com sua rotina de preparação para o Enem e vestibulares. O conteúdo é vasto e exige comprometimento, mas apenas decorar não é a melhor saída. Por isso, é importante anotar as dúvidas que surgem com a leitura e apresentá-las aos professores nas aulas ou, ainda, usar a internet como apoio para videoaulas e textos sobre as diferentes disciplinas.

3-Medo da redação

A redação é uma parte do Enem e dos vestibulares que desperta medo. A principal dica para se sair bem na redação é treinar, já que o treino faz com que o estudante aprimore a escrita e o poder de argumentação, coloque em prática os ensinamentos de sala de aula e os textos lidos e identifique os pontos em que encontra mais dificuldade para que os erros possam ser corrigidos. É importante que o vestibulando saiba escrever sobre qualquer tipo de assunto, independente do seu ponto de vista sobre o tema tratado.

4-Medo das questões de exatas e de exercícios elaborados

Exatas costumam dar medo em muitos estudantes, mesmo que no Enem as questões sejam objetivas. Durante o ano, treine bastante os exercícios (de diferentes níveis de dificuldade) e baixe as provas anteriores do Enem ou do vestibular que deseja. A resolução de provas anteriores ajuda a conhecer o perfil das perguntas de cada avaliação e o tempo necessário para a resolução.

Outra dica para superar o medo dos exercícios mais complexos é fazer simulados online em seu celular, tablet ou computador e veja seu desempenho ao término das respostas.

Durante a prova, alguns candidatos gastam muito tempo nas questões que são consideradas mais difíceis e acabam não conseguindo responder as mais fáceis, perdendo pontos na disciplina. Por isso, a dica é começar pelas perguntas mais simples e com maiores chances de acerto, deixando as mais complexas para depois.

5-Medo de ficar doente ou passar mal no dia da prova

O estudante não consegue prever quando ficará doente, não é mesmo? Mas alguns hábitos podem evitar um possível mal-estar no dia do Enem ou dos vestibulares.

A digestão é uma das partes mais afetadas pela ansiedade pré-prova, por isso, evite bebidas gaseificadas, alimentos que resultem no acúmulo de gases (feijão, grão-de-bico, repolho, ovo cozido, couve-flor), refeições pesadas e difíceis de serem digeridas (frituras, feijoada, embutidos), cafeína em excesso, além de produtos que possam causar refluxo gástrico no momento da avaliação.

Saiba como a alimentação interfere nos estudos

Hidrate-se! Ficar desidratado(a) durante o Enem faz mal para o corpo e para a mente. Então, leve sempre água quando for fazer provas, principalmente se forem longas como as tardes do Enem. Além disso, alguns alimentos e bebidas dão a falsa sensação de energia e podem causar o efeito rebote, ou seja, o hábito de tomar energéticos, refrigerante ou chás estimulantes pode dar sensação de ânimo momentâneo, mas acabam resultando em uma queda glicêmica durante o processo seletivo.

Os riscos de trocar o dia pela noite

Outra dica é dormir o suficiente na noite que antecede o Enem e os vestibulares, pois se privar do sono para estudar em cima da hora não é uma boa ideia. O conteúdo tem que ser compreendido ao longo da preparação do estudante e revisado dias antes, respeitando o estilo de vida de cada um e o método de estudo escolhido.

Estude, tire as dúvidas, não tenha medo de buscar ajuda e ouça seu corpo. A preparação para o Enem e vestibulares requer cuidado não só com o conteúdo, mas também com a sua saúde. O medo é inevitável em algumas situações e pode ser superado por um planejamento para o ano que antecede a tão sonhada entrada na universidade.

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