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| Saiba o que a Nasa está fazendo para tornar os aviões mais rápidos e mais silenciosos

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Conceito de avião supersônico da Nasa. (Foto: Reprodução)

A Nasa (agência espacial americana) quer mudar a forma como você voa – mesmo que uma visita à Lua não esteja em seus planos. Embora a agência seja essencialmente lembrada por suas missões espaciais, o fato é que há décadas ela também se dedica ao desenvolvimento da aviação. E agora dá in ício a um novo programa voltado a aeronaves e tecnologias experimentais, que prometem revolucionar o setor aéreo nos próximos anos. Trata-se do “New Aviation Horizons”, uma iniciativa de dez anos de duração, que já conta com um orçamento de 790 milhões de dólares para 2017. A meta é tornar os aviões mais rápidos e mais silenciosos e, ao mesmo tempo, minimizar seu impacto ambiental.

No futuro idealizado pela Nasa, as aeronaves consumirão metade dos combustíveis fósseis utilizados hoje pelo setor, as emissões serão reduzidas a um quarto do nível atual, e será possível voar usando energia limpa. Em relação aos aeroportos, almeja-se que não perturbem tanto o sossego da vizinhança, tornando-se aptos a controlar melhor o barulho gerado pelo ir e vir das aeronaves. O sistema precisará se adequar para absorver com segurança a demanda crescente – serão quase quatro bilhões de passageiros a mais nos próximos 20 anos. Ainda segundo as projeções da agência, viajar para qualquer uma das principais cidades do mundo vai durar, no máximo, seis horas, graças à retomada dos aviões supersônicos.

Em junho, a Nasa apresentou uma das principais apostas do programa: o X-57 “Maxwell”. O apelido homenageia James Clerk Maxwell, físico escocês que desenvolveu pesquisas importantes no campo do eletromagnetismo.

O diferencial do novo modelo é ser movido a eletricidade, o que elimina a emissão de CO2. O avião conta com 14 motores, 12 deles acionados para decolagem e pouso, e dois maiores, localizados nas pontas das asas, que trabalham sozinhos quando o avião atinge altitude de cruzeiro. Segundo a Nasa, Maxwell deve usar um quinto da energia que é necessária, hoje, para fazer um avião pequeno voar a uma velocidade de aproximadamente 280 quilômetros por hora.

A indústria já está de olho nesse conceito – entre as iniciativas bem-sucedidas está, por exemplo, o E-Fan, protótipo da Airbus. E até Elon Musk, presidente-executivo da Tesla Motors, já manifestou seu interesse em desenvolver um jato movido a eletricidade. Mas a proposta ainda é limitada por dois aspectos principais: o peso e a capacidade de armazenamento de energia das baterias. Os testes com Maxwell devem ser realizados ao longo dos próximos quatro anos.

Aviões supersônicos.
Outra grande aposta da agência envolve aviões supersônicos. Vale lembrar que a Nasa criou a primeira aeronave a vencer a barreira do som (o X-1, em 1947). A tecnologia chegou a ser adotada no transporte de passageiros, com os Concordes, mas sempre enfrentou um problema: o boom sônico, um estrondo semelhante a uma explosão que ocorre quando a aeronave ultrapassa a velocidade do som.

Por causa do transtorno que isso gerava em áreas povoadas, os aviões só podiam atingir sua velocidade máxima sobre o mar, o que os tornava menos eficientes. “Esse limite de velocidade, na verdade, fez o avião muito menos eficiente. Ele foi projetado para voar rápido”, diz Carl Wisniewski, diretor de programas avançados da GE Aviation.

Os Concordes foram aposentados em 2003, mas a Nasa não abriu mão da ideia de voos supersônicos para transporte de passageiros. Para viabilizar a proposta, a agência deu início ao projeto QueSST (Tecnologia Supersônica Silenciosa, na sigla em inglês).

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https://www.osul.com.br/saiba-o-que-a-nasa-esta-fazendo-para-tornar-os-avioes-mais-rapidos-e-mais-silenciosos/ Saiba o que a Nasa está fazendo para tornar os aviões mais rápidos e mais silenciosos 2016-07-26
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