Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Saiba o que é preciso fazer para ganhar um prêmio Nobel

Compartilhe esta notícia:

Físico francês Serge Haroche, 70 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Física em 2012. (Crédito: Reprodução)

A 38ª edição do Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada realizada em Foz do Iguaçu (PR) teve a presença ilustre de quatro ganhadores do Prêmio Nobel.

Serge Haroche, vencedor do Nobel em Física de 2012 pelo desenvolvimento de técnicas capazes de manipular partículas individuais sem perturbar sua natureza quântica, foi o primeiro integrante da elite dos cientistas internacionais a palestrar no evento. Além de abordar detalhes de seu trabalho, Haroche destacou que deve ao apoio dos grandes físicos que atuaram ao seu lado a conquista da distinção mais prestigiada do universo científico.

No evento, diferentes formas e “fórmulas” para obter o Nobel foram indicadas pelos que já ganharam o título. Kurt Wuthrich, que conquistou o Nobel em Química de 2002, com o desenvolvimento da espectroscopia de ressonância magnética nuclear para determinar a estrutura tridimensional de macromoléculas biológicas em solução, revelou que se inspirou a realizar sua pesquisa inovadora após correr uma prova de 1,5 mil metros. “Algumas pessoas correm mais rápido que outras. Pensando nisso, tive um monte de ideias importantes para a minha pesquisa”, afirmou.

Klaus von Klitzing, que conquistou o Nobel em Física de 1985, com a descoberta da versão quantizada do Efeito Hall – que será usada para a redefinição do quilograma –, apontou que a “receita” para obter o reconhecimento da Academia Real das Ciências da Suécia, que entrega o prêmio aos cientistas, foi a liberdade acadêmica. Ele descreveu que o apoio do governo de seu país, a Alemanha, criou um financiamento especial para manter os cientistas dedicados ao sei trabalho. E isso facilitou sua atuação. “Recebi meu salário e tinha a liberdade de frequentar os melhores centros para continuar minha carreira científica”, testemunhou. Já vencedor do Prêmio Nobel em Química de 2000, Alan Heeger – que desvendou os plásticos condutores de eletricidade –, descreveu que a criatividade aliada à sorte poder ser a verdadeira fórmula para obter a distinção. “Tenham coragem de buscar o novo. Lembrem-se de que criatividade e descoberta implicam risco. Essa é a verdadeira emoção de uma vida dedicada à ciência”, aconselhou em sua palestra.
Reconhecimento.

Independente de como se conquista um prêmio, todos os ganhadores do Nobel apontaram a importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade no maior encontro de físicos realizado no Brasil. O evento ocorre anualmente desde 1978 e é uma das ações mais prestigiadas da Sociedade Brasileira de Física. O prêmio Nobel é distribuído desde 1901 para cientistas, estudiosos e personalidades das seguintes áreas: física, química, economia, fisiologia ou medicina, literatura e paz. O valor da premiação, em dinheiro, equivale a 3 milhões de reais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Alimentos com gordura trans serão banidos dos Estados Unidos em três anos
Dilma oferece jantar a senadores para pedir apoio a medidas do governo
https://www.osul.com.br/saiba-o-que-e-preciso-fazer-para-ganhar-um-premio-nobel/ Saiba o que é preciso fazer para ganhar um prêmio Nobel 2015-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar