Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Saiba para que e como surgiu o primeiro computador

Compartilhe esta notícia:

Dependendo do que considerarmos um computador, a origem e uso do "primeiro" pode variar. (Foto: Reprodução de internet)

A pergunta “qual foi o primeiro computador?” pode ter mais de uma resposta correta, dependendo de para quem você perguntar. Embora muitos pensem no ENIAC como o precursor, ele responde por uma categoria das máquinas calculadoras complexas modernas.

Como surgiu o primeiro computador

Dependendo do que considerarmos um computador, a origem e uso do “primeiro” pode variar. Assim, é justo dividir os computadores em três categorias distintas: os mecânicos, os eletromecânicos e os eletrônicos.

Computadores mecânicos

Estes computadores, como sugere o nome, usavam componentes como polias, alavancas e engrenagens. Eles se dividem em duas sub-categorias, os não-programáveis (o que os definiria não como computadores, mas como “máquinas”, mas acabam sendo considerados dada a sua complexidade) e os programáveis.

Os computadores mecânicos não-programáveis eram aparatos desenvolvidos para uma função ou conjunto de funções específicas. O mais antigo modelo de algo parecido, embora o original tenha se perdido no tempo é a Máquina de Anticítera.

Datado de aproximadamente 87 AEC, o mecanismo foi encontrado em 1901 nos restos de um naufrágio ocorrido quase 2.000 anos antes. Em 1902, o arqueólogo Spyridon Stais identificou, para a surpresa da comunidade científica uma roda de engrenagem no artefato, algo que se acreditava ter sido inventado só por volta do século XI. Análises demonstravam que ele era muito parecido com um relógio mecânico, precedendo estes em quase mil anos.

Hoje sabe-se que a Máquina de Anticítera era um calendário mecânico, capaz de prever as posições dos corpos celestes conhecidos na época, bem como eclipses e o início dos Jogos Atléticos (que não eram os Jogos Olímpicos da Antiguidade, mas uma modalidade similar).

Já os computadores mecânicos programáveis são os que aceitam modificações em suas funções, lhes permitindo executar tarefas diversas. Entre exemplos iniciais dessa tecnologia estão os relógios astronômicos, surgidos no século XIII e a Pascaline (acima), ou calculadora de Pascal, um aparato mecânico capaz de realizar as quatro operações matemáticas básicas, desenvolvido pelo matemático Blaise Pascal em 1642.

Babbage (1791-1871) foi um polímata, nome que se dá a um indivíduo que domina vários campos científicos e humanos. No caso ele era engenheiro mecânico, filósofo, matemático e, claro, inventor. Ele desenvolveu a Máquina Diferencial, uma calculadora mecânica para funções polinomiais, mas ao ler sobre o trabalho de Joseph Marie Jacquard (1752-1834) e seu tear mecânico programável, que funcionava com cartões perfurados, ele considerou se o mesmo princípio podia ser aplicado para números.

Computadores eletromecânicos

No fim dos anos 1930, começaram a surgir máquinas calculadoras eletromecânicas complexas para diversos fins, que usavam switches, lógica com relés e válvulas para realizar cálculos ou quebrar códigos. O primeiro exemplo conhecido foi o Multiplicador Criptoanalítico, uma máquina desenvolvida pelo também polímata (no caso matemático, criptoanalista, biólogo teórico, filósofo e logicista) Alan Turing para quebrar mensagens cifradas.

Embora o aparato não tenha sido melhor desenvolvido, Turing usou seus conhecimentos para implementar melhorias na Bomba, um aparato eletromecânico polonês e implementou a versão britânica conhecida como Bombe, criada especificamente para vencer a cifra da máquina Enigma, usada pelos nazistas para transmitir mensagens codificadas.

Computadores eletrônicos

O primeiro computador eletrônico de larga escala, desenvolvido sem partes mecânicas ou híbridas surgiu apenas em 1945, depois do fim da guerra. O ENIAC foi desenvolvido na Universidade da Pensilvânia e seu conceito foi concebido por John Mauchly e J. Presper Eckert, sob encomenda do Exército dos Estados Unidos originalmente para um propósito: calcular trajetórias balísticas de lançamento de mísseis, algo infernal de fazer na mão e mesmo com tabelas de tiro, padronizadas durante a Primeira Guerra Mundial, não era nada simples usá-las.

O ENIAC era sob todos os aspectos um leviatã (para a época): pesava 30 toneladas, ocupava 167 m² (180 m² de área construída), possuía 17.468 válvulas, 70 mil resistores, 10 mil capacitores, 1.500 relés, 6 mil switches manuais e 5 milhões de conexões soldadas, além de consumir 160 kW de energia. Ele podia armazenar 20 números de 10 dígitos, ou seja, usava código decimal e não binário.

Ele era operado por cartões perfurados e contava com um time enorme de operadoras, propriamente as programadoras do ENIAC. Apesar de todo esse tamanho, seu poder computacional foi rapidamente superado por outras máquinas, como o digital UNIVAC I, desenvolvido novamente por Mauchle e Eckert em 1951 que era menor, menos comilão e mais poderoso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O secretário do Tesouro sugere suspender concursos e congelar salários de servidores federais
Supertufão deixa ao menos 30 mortos na China
https://www.osul.com.br/saiba-para-que-e-como-surgiu-o-primeiro-computador/ Saiba para que e como surgiu o primeiro computador 2019-08-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar