Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Saiba por que ninguém fala em colonizar Vênus, o planeta mais parecido com a Terra

Compartilhe esta notícia:

Vênus tem quase o mesmo diâmetro da Terra, apresenta órbita parecida e tem composição química semelhante. (Crédito: Reprodução)

Se você é fã de astronomia deve saber que Vênus muitas vezes é chamado de gêmeo da Terra, não é mesmo? Afinal, ele tem quase o mesmo diâmetro do nosso planeta, apresenta órbita superparecida com a nossa e tem uma composição química semelhante. Vênus ainda possui um núcleo metálico envolto por um manto de 3 mil quilômetros de rochas derretidas, coberto por uma crosta com espessura estimada entre 10 e 20 quilômetros, em média.

Além disso, as superfícies dos dois planetas são relativamente jovens, ambos contam com gravidade e têm espessas atmosferas compostas por nuvens. Marte, por outro lado, possui uma atmosfera muito menos densa – cerca de 100 vezes mais “fina” do que a da Terra –, apresenta a órbita mais alongada e oval entre os demais planetas, é desprovido de um campo magnético total e é palco das maiores tempestades de areia do Sistema Solar.

Ainda sobre a atmosfera venusiana, conforme astrônomos, ao ser bem mais densa do que a marciana, ela ofereceria maior proteção contra a radiação solar e colisões de rochas espaciais do que a de Marte. E voltando à questão da gravidade, como em Vênus ela é muito mais semelhante à nossa do que no planeta vermelho, os efeitos negativos para os humanos – como a redução na densidade óssea – seriam menores.

Vênus também se encontra muito mais próximo do Sol do que Marte e, portanto, apresenta um potencial para aproveitamento de energia solar quatro vezes mais alto. Sem falar que o planeta vermelho se encontra mais de 14 milhões de quilômetros mais distante de nós do que Vênus, o que significa que uma viagem de ida e volta ao gêmeo terrestre seria entre 30% e 50% mais curta.

O problema com Vênus é que, apesar de todas as semelhanças físicas e químicas com a Terra, 96,5% da sua atmosfera são compostos por dióxido de carbono, que evita que o calor escape da superfície, gerando um horrendo efeito estufa no planeta.

Isso faz de Vênus o mundo mais quente do Sistema Solar, com temperaturas rondando os 470 graus Celsius. Para você ter uma ideia, seria possível derreter chumbo na superfície venusiana! Além disso, a pressão atmosférica por lá é mais de 90 vezes superior à da Terra – o que significa que a pressão sofrida por um terráqueo que decidisse dar um passeio por Vênus seria equivalente à percebida a 1 quilômetro de profundidade no oceano aqui no nosso planeta. Então, se por um lado a maioria das rochas espaciais que penetram na atmosfera são vaporizadas antes de ter chances de colidir contra o solo, os nossos corpos seriam esmagados pela pressão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Déficit de atenção não é só coisa de criança. Adultos com esse problema seriam mais propensos a se envolver em acidentes de trânsito e a abandonar os estudos
A educação sexual do brasileiro é cheia de tabus e ideias erradas
https://www.osul.com.br/saiba-por-que-ninguem-fala-em-colonizar-venus-o-planeta-mais-parecido-com-a-terra/ Saiba por que ninguém fala em colonizar Vênus, o planeta mais parecido com a Terra 2016-09-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar