Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Salão do Automóvel de Frankfurt é alvo de protestos de ambientalistas

Compartilhe esta notícia:

Dezenas de milhares de ambientalistas protestaram no Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA). No primeiro dia em que os portões da feira foram abertos ao público, os manifestantes usaram o evento como uma plataforma para exigir que ao setor automobilístico assuma sua responsabilidade como indústria poluidora do meio ambiente.

As estimativas do número de participantes das manifestações variaram entre aproximadamente 15 mil, segundo a polícia, para 25 mil, na contagem dos organizadores. Mais de 10 mil compareceram de bicicleta, tomando parte em uma passeata de ciclistas que bloqueou temporariamente duas estradas da região.

Os manifestantes reivindicaram o fim do motor de combustão e uma reforma da política de transporte que incentive veículos com baixa emissão de carbono, como bicicletas, ônibus e trens.

Outras acusações levantadas pelos manifestantes é que a indústria automobilística não está se movendo rápido o suficiente em direção a um meio transporte livre de emissões. Muitos também exigem medidas para desencorajar a compra de SUVs, considerados veículos especialmente prejudiciais ao meio ambiente. Alguns setores políticos alemães têm proposto ultimamente medidas para sobretaxar veículos utilitários esportivos ou mesmo proibi-los nos centros das cidades.

Os manifestantes exibiram faixas pedindo uma “transição do transporte” ou “Verkehrswende”, em uma aparente referência à planejada “Energiewende”, como o governo da Alemanha chama a transição para fontes renováveis de energia.

Mobilização ecologista

Os temas relacionados às mudanças climáticas suscitam grande interesse da opinião pública e os ecologistas aproveitam os ventos favoráveis.

Na terça-feira, assim que foram abertas as portas do evento à imprensa, começaram os protestos no Salão de Frankfurt. Vinte ativistas do Greenpeace, vestindo jaquetas verdes, encheram um balão preto gigante com a inscrição “CO2”.

“A indústria automobilística continua sem entender a crise do clima. Ao invés de aplaudir aqui os SUV (4×4) que consomem muito combustível, os construtores devem acabar com esses tanques urbanos e com os motores a combustão”, declarou à AFP Benjamin Stephan, ativista da ONG.

O grupo também se manifestou na quinta-feira no estande da Volkswagen e da BMW durante visita da chanceler alemã, Angela Merkel, à feira. Vários manifestantes subiram em veículos SUV e exibiram cartazes com a frase “Assassinos do clima”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba o que muda entre os celulares da Apple
Aplicativos e playlists mudam a relação das novas gerações com a música
https://www.osul.com.br/salao-do-automovel-de-frankfurt-e-alvo-de-protestos-de-ambientalistas/ Salão do Automóvel de Frankfurt é alvo de protestos de ambientalistas 2019-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar