Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Salário mínimo regional supera o salário mínimo nacional e Fiergs quer a extinção do seu reajuste

Compartilhe esta notícia:

“A escolha adequada seria a de retornar a racionalidade política em 2016”, afirmou o presidente da entidade, Heitor José Müller. (Foto: Lucas Uebel/ O Sul)

Entre os anos 2011 e 2015, os reajustes acumulados do piso regional no Rio Grande do Sul somaram 84,2%. De 2010 a 2014, a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) foi de 34,5%, segundo dados da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul). Desse modo, o reajuste do piso, que conforme a entidade deveria ser extinto, foi de 49,7 pontos percentuais acima da inflação do período.

“Os dados do ano recém terminado mostram que estaremos retornando ao patamar de atividade fabril obtido em 2009, ou seja, um retrocesso de seis anos”, alertou o presidente da Fiergs, Heitor José Müller. Corroborando com a entidade, ele afirmou que a economia gaúcha também enfrentará uma situação ainda mais difícil, resultante dos aumentos das alíquotas de ICMS para gasolina, energia elétrica e telefonia, além de outros setores, que vigoram desde o primeiro dia deste ano.

“Ficou mais caro produzir no território rio-grandense comparativamente a outros Estados. A escolha adequada seria a de retornar a racionalidade política em 2016”, completou Müller.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Coreia do Sul corta água e luz da Coreia do Norte
Ex-padre é preso por assassinar uma miss nos Estados Unidos há mais de 50 anos
https://www.osul.com.br/salario-minimo-regional-supera-o-salario-minimo-nacional-e-fiergs-quer-a-extincao-do-seu-reajuste/ Salário mínimo regional supera o salário mínimo nacional e Fiergs quer a extinção do seu reajuste 2016-02-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar