Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Santa Casa promove palestras sobre prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Compartilhe esta notícia:

Auditório do Hospital Santa Rita, promove uma série de palestras, abertas ao público para alertar a população sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Foto:Divulgação.  

Neste mês, a campanha nacional Julho Verde, que busca a conscientização para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, chega também a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Até 28 de julho, no Auditório do Hospital Santa Rita (Av. Independência, 195 – 3° andar), unidade referência em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, ocorre uma série de palestras sobre o tema, todas abertas ao público, com a presença de diversos especialistas na área.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro (“céu da boca”), gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), tireoide e seios paranasais. Dados levantados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de boca, laringe e afins então entre os mais frequentes entre os homens. Nas mulheres, o câncer da tireoide tem especial importância, estando entre os cânceres de maior incidência.

Para a Dra. Alice Zelmanowicz, coordenadora do Centro de Prevenção do Câncer do Hospital Santa Rita da Santa Casa, e uma das palestrantes do evento, as chances de desenvolver a doença nestas localizações pode ser amplamente reduzida, evitando algumas situações de risco. “As pessoas mais propensas a desenvolver um câncer de cabeça e pescoço são aquelas que fumam e que usam bebidas alcoólicas com frequência. Ao eliminar estes dois fatores, os índices podem diminuir muito”, destaca.

Outro dado preocupante são os casos cada vez mais frequentes de diagnóstico da doença em indivíduos com menos de 45 anos, sem a exposição ao fumo e álcool, mas com infecção pelo HPV (vírus do papiloma humano também responsável pelo câncer de colo uterino e que pode ser transmitido na relação sexual sem método de barreira como “camisinha”). O diagnóstico precoce, seguido do tratamento adequado, é fundamental para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Porem, no Brasil, 60% dos casos ainda é diagnosticado na forma avançada, aumentando as sequelas no paciente e diminuindo a chance de cura.

É preciso estar atento a sintomas como:

– Nódulos (“caroço”) nesta região que crescem rapidamente;

– Dor e/ou rouquidão;

– Manchas brancas na mucosa oral;

– Feridas (mesmo que pareçam aftas) que não cicatrizam por mais de 15 dias;

– Sangramento do nariz ou obstrução nasal prolongada.

Dicas:

– Não fume;

– Não abuse de álcool;

– Pratique sexo seguro;

– Procure seu médico sempre que tiver dúvida de um sintoma.

SERVIÇO:

O que: Julho Verde – Campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Quando: até 28 de julho, a partir das 12h

Onde: Auditório do Hospital Santa Rita (Av. Independência, 195 – 3° andar)

Evento aberto ao público. Confira AQUI a programação completa.

Informações e inscrições pelo e-mail: vera.martins@santacasa.tche.br

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Comitiva do Município de Picada Café visita Rede Pampa para falar sobre festa que valoriza a cultura germânica
Tecon Rio Grande registra aumento de cargas agrícolas no primeiro semestre
https://www.osul.com.br/santa-casa-promove-palestras-sobre-prevencao-do-cancer-de-cabeca-e-pescoco/ Santa Casa promove palestras sobre prevenção do câncer de cabeça e pescoço 2017-07-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar