Últimas Notícias > Atividades Empresariais > Cláudia Aragón ministra curso “Limpando Texto” na ESPM

Santander Cultural apresenta programação Verão 2018 com cinema, música e oficinas criativas

O mestre-sala Alexandre Barbosa e a porta bandeira Isabel Cristina ministram oficina que aborda a história da dança do mestre-sala e porta-bandeira. (Foto: Divulgação)

Nos meses de janeiro e fevereiro, o Santander Cultural oferece atividades em diversas áreas por meio do tradicional projeto O verão é aqui. No cinema, a mostra Sessão da Tarde traz uma ampla seleção de títulos que foram sucesso de público e crítica. Na área musical, dois shows de música popular brasileira: Marcos Valle se apresenta em janeiro, e o trio João Camarero, Rogerio Caetano e Gian Corrêa, em fevereiro.

Já a ação educativa desenvolveu um ciclo de oficinas com libras e áudiodescrição, grafite para terceira idade, aquarela, teatro de bonecos para educadores, clown, encadernação para pessoas com deficiência visual e fundamentos do ofício de mestre sala e porta bandeira.

Para completar os dias de verão de quem fica na capital, visitas ao prédio e seu entorno, desenho, origami, maquete tátil, frotagem, monotipia, cédulas imaginárias, oficina de maquete tátil, impressões urbanas, criação de alegorias, jogo da memória, criação de vitrais, filme, criação de personagens, imaginando a cidade, seres imaginários e minimuseus. Essas atividades estão contempladas em dias diferenciados, no atelier da ação educativa, sem prévia inscrição. A proposta é que o público seja recebido com uma atividade especial do dia.

Ações educativas

LIBRAS BÁSICO
A mediadora em LIBRAS Simone Dornelles ministra a oficina de conhecimento introdutório em LIBRAS Básico (Língua Brasileira de Sinais) que oportuniza autonomia para a comunicação com os surdos em demandas cotidianas e coloquiais. Gera competências comunicativas que valorizam a educação e a cultura da comunidade Surda.
Ministrante: Simone Dornelles – mediadora em LIBRAS
Local: sala multiuso leste
Quando: 09, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31/jan e 01, 06, 07, 08/fev
Horário: 14h às 17h
Vagas: 25
Faixa etária: mínimo 18 anos

FUNDAMENTOS DO OFÍCIO DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
O mestre sala Alexandre Barbosa e a porta bandeira Isabel Cristina, por meio de aulas teóricas e práticas, ministram oficina que aborda a história da dança do mestre-sala e porta-bandeira, sua importância e representatividade dentro das escolas de samba. Além de seus aspectos culturais e históricos, a oficina tem como foco principal as técnicas da dança, os movimentos obrigatórios, o bailado do casal, e como é julgado o casal em um desfile de escola de samba.
Ministrante: Alexandre Geraldo Barbosa – mestre sala e Isabel Cristina da Silva – porta bandeira
Local: sala multiuso
Quando: de 16/jan a 01/fev
Horário: das 14h30 às 16h
Vagas: 20
Faixa etária: a partir dos 16 anos

GRAFFITI 60 – INTERVENCIONISMO URBANO PARA MAIORES DE 60 ANOS
O artista visual Luiz Vargas “Tridente” traz um apanhado das principais vertentes da arte de rua mundial, os precursores, estilos e técnicas artísticas utilizadas nas interferências na urbe. A oficina é um intensivo com a produção de um livro de artista pelos alunos, adesivos, stencil, cartazes e um painel coletivo com os estudos gerados durante os cinco dias de oficina.
Ministrante: Luiz Vargas “Tridente” – artista visual
Local: ateliê e galeria oeste
Quando: 23, 24, 25/jan (das 14h às 17h) e 30, 31/jan (das 14h às 18h)
Vagas: 15
Faixa etária: a partir dos 60 anos

COLOCANDO EM PRÁTICA SEU CLOWN
A atriz Janaína Lima conduz a oficina de clown, que abordada disciplina, meditação e exercícios de desinibição; o clown na história e a história do clown; a descoberta do cômico em cada participante; o figurino, a maquiagem e o nome.
Ministrante: Janaína Lima – palhaça, atriz e produtora de arte
Local: multiuso
Quando: 06, 07, 08/fev
Horário: das 14h30 às 17h30
Vagas: 25
Faixa etária: a partir dos 12 anos

JOGOS RECREATIVOS E TEATRAIS
A atriz Laura Lima ministra oficina de jogos recreativos e teatrais, onde o público é estimulado a brincar com pouquíssimos materiais, sua imaginação e criatividade. A oficina tem como característica o brincar sem a dependência de materiais digitais ou eletrônicos, além de estimular a imaginação do brincante.
Ministrante: Laura Lima – atriz
Local: sala multiuso
Quando: 20, 21, 22, 23/fev
Horário: das 14h30 às 16h30
Vagas: 25
Público alvo: para pais e filhos

AQUARELA
A artista visual Paula Lix ministra a oficina de aquarela, onde o aluno aprende a identificar e escolher os materiais apropriados, além de executar as principais técnicas da pintura em aquarela por meio de exercícios básicos de transparências, gradientes, texturas, camadas, e desenvolvimento de precisão. Cada aluno executa um ou mais projetos pessoais, com suporte e acompanhamento constantes.
Ministrante: Paula Lix – artista visual
Local: ateliê
Quando: 20, 21, 22, 23/fev
Horário: das 14h às 17h30
Vagas: 10
Faixa etária: a partir dos 14 anos

ENCADERNAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
A instrutora em artes Vanessa Fuzina e audiodescritora Marcia Oschiro ministram oficina inédita para que pessoas com deficiência visual tenham a oportunidade de conhecer o mundo da encadernação, a história do papel e do livro. Experiências com texturas de papéis diferentes e confecção de uma encadernação simples em brochura é um dos destaques do encontro. A dinâmica da audiodescrição também abrange a descrição do prédio do Santander Cultural.
Ministrantes: Vanessa Fuzina – instrutora de Artes e Marcia Oshiro – audiodescritora
Local: ateliê
Quando: 27 de fevereiro
Horário: das 14h30 às 18h30
Vagas: 12
Faixa etária: a partir dos 16 anos
Público alvo: pessoas com deficiência visual, com baixa visão ou cegas.

TEATRO DE BONECOS PARA EDUCADORES
O ator Sérgio Alves e a atriz Luciane Vilanova do grupo Pregando Peça ministram oficina que promove o conhecimento da arte teatral de bonecos para educadores por meio de práticas de confecção e manipulação de bonecos. A ideia é incentivar a formação de grupos e o conhecimento geral sobre a linguagem do teatro de animação: o jogo e a manipulação dos personagens servem como meio de conhecimento, integração, imaginação, concentração e criatividade para a ampliação da comunicação e expressão como uma ferramenta educativa.
Ministrante: Sérgio André Alves da Silva – ator, diretor, produtor cultural e Luciane Vilanova – atriz, diretora, produtora cultural.
Local: sala multiuso
Quando: 28/fev e 01, 02, 06, 07/mar
Horário: das 14h30 às 18h30

Inscrições gratuitas pelo email ecult03@santander.com.br ou pelo telefone (51) 3287-5941.

MÚSICA

 

DIA SEMANA HORA LOCAL ATRAÇÃO INGRESSO
31/01 QUARTA 19:00 GRANDE HALL Show com MARCOS VALLE R$ 12,00

MPB

28/02 QUARTA 19:00 GRANDE HALL Show com JOÃO CAMARERO, ROGÉRIO CAETANO e GIAN CORRÊA R$ 12,00  CHORO

 

Deixe seu comentário: