Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Santander Cultural comemora 15 anos com mostra “Francisco Brennand – Senhor da Várzea, da Argila e do Fogo”

Compartilhe esta notícia:

O curador Emanoel Araújo. (Fotos: Fabiane Christaldo/ O Sul)

A mostra “Francisco Brennand – Senhor da Várzea, da Argila e do Fogo”, com curadoria de Emanoel Araújo, é uma importante iniciativa do calendário de artes visuais do Santander Cultural, que também marca o aniversário de 15 anos da unidade de cultura do banco. Conforme Araújo, as obras escolhidas para este evento apresentam a essência da arte de Brennand. “Com seus animais, frutos, aves e peixes… Há também o fogo, que alisa a massa crespa”, descreve Araujo.

As filhas do artista, Helena e Maria da Conceição, acompanharam o curador no lançamento da mostra para a imprensa nessa segunda-feira (6). As duas trabalham com o pai na Oficina Cerâmica, no Recife (PE). Elas explicaram que além da idade avançada de Francisco – completa 89 anos no sábado, 11-, ele nunca gostou de viajar. Elas descrevem o artista como um homem recluso, mas não isolado. “Ele fala sobre todos os assuntos, ele sabe tudo apesar de não ver TV ou usar internet. Ele é um homem muito culto”, ressalta Helena. Ela adianta que Brennand deve lançar um diário, com diversos assuntos, entre eles literatura.

As obras estão distribuídas pelo Grande Hall e galerias térreas do Santander Cultural. Além de esculturas, pinturas, desenhos em murais cerâmicos e vídeos, quatro filmes sobre o artista entram em cartaz no Cine Santander Cultural em uma programação paralela.

Brennand

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro e ilustrador, nasceu em 11 de junho de 1927, na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco.

Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917. Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu início a um colossal projeto instalado num terreno de 14 mil metros quadrados, que hoje abriga mais de duas mil obras espalhadas por jardins, pátios e lagos.

Serviço:

Mostra “Francisco Brennand – Senhor da Várzea, da Argila e do Fogo”.

De 8 de junho até 4 de setembro – mostra aberta ao público com entrada franca.

Santander Cultural – Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Considerado machista, cartaz de X-Man causa polêmica nos EUA
Will Smith carregará caixão no funeral de Muhammad Ali
https://www.osul.com.br/santander-cultural-comemora-15-anos-com-mostra-francisco-brennand-senhor-da-varzea-da-argila-e-do-fogo/ Santander Cultural comemora 15 anos com mostra “Francisco Brennand – Senhor da Várzea, da Argila e do Fogo” 2016-06-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar