Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Sartori: “Tenho o maior respeito pela autonomia dos poderes”

Compartilhe esta notícia:

(Foto: ABr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

“Não considero a ação ajuizada no Supremo Tribunal Federal, um movimento político”, avalia o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Na última sexta-feira, esta coluna avaliou como um movimento político a decisão do governo gaúcho, de questionar no STF através de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) os cinco projetos de lei vetados por ele, e promulgados pelo Legislativo, que concedem reajustes de 13,8% nos vencimentos dos servidores do Judiciário, Legislativo, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, retroativamente a janeiro deste ano.

O governador conversou com o colunista, e considerou que “temos razões jurídicas robustas, que considero relevantes para que o Supremo entenda que diante de uma LDO [Lei de diretrizes Orçamentárias] que limita gastos, os demais poderes não poderiam propor estes reajustes”.

Solidariedade dos poderes

O governador recorda que “tenho a maior gratidão aos poderes, pois em um momento de extrema dificuldade no ano que passou, tive dos poderes Judiciário e Legislativo, e do Ministério Público, compreensão e solidariedade objetiva para superar a crise”.

Independência entre os poderes

José Ivo Sartori grifou que “não podemos confundir o legítimo direito de questionarmos estes projetos, com a autonomia e independência entre os poderes. Isso eu respeito, e não está em causa”, afirma. Tanto assim, que o governador repetiu pelo menos duas vezes que “em nenhum momento, mesmo diante da extremas gravidade do quadro financeiro, nunca cogitei e sequer cogito de parcelar os duodécimos que constitucionalmente o Executivo tem obrigação de repassar aos demais poderes”.

O cenário político em Santa Maria

Santa Maria, que terá primeira vez a possibilidade de segundo turno, por somar mais de 200 mil eleitores, tem sua primeira amostragem do cenário político com os pré-candidatos que devem disputar a prefeitura da cidade. Uma pesquisa feita entre os dias 15 e 17 de julho pelo Instituto Methodus de Porto Alegre, que ouviu 400 eleitores e publicada pelo jornal A Razão, aponta o deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), em primeiro lugar com 25,5% da preferência do eleitorado.

Em segundo, aparece o pré-candidato a prefeito pelo PT, deputado estadual Valdeci Oliveira, com 23,8%. O terceiro colocado é o ex-deputado Fabiano Pereira, do PSB, com 12,8%, o quarto colocado é o pré-candidato do PDT, vereador Marcelo Bisogno, com 5,5% das intenções de voto. Outro vereador, Werner Rempel, do PPL, segue, com 4,8%. Na sexta colocação aparece o empresário e pastor Jader Maretolli (SDD). Em um eventual segundo turno, Jorge Pozzobon derrota qualquer dos oponentes.

Na pauta, o aeroporto binacional de Rivera

Incansável, o líder da bancada do PP e vice-presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, viaja nesta segunda-feira ao Uruguai. Na agenda, fará diversos contatos para convidar autoridades da aviação uruguaia para a reunião no próximo dia 12 de agosto, na sede da Unipampa de Santana do Livramento, para debater em detalhes o projeto que prevê a binacionalização do aeroporto internacional de Rivera.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Menos espetáculo, mais argumento
FBI mira offshore de políticos brasileiros
https://www.osul.com.br/sartori-tenho-o-maior-respeito-pela-autonomia-dos-poderes/ Sartori: “Tenho o maior respeito pela autonomia dos poderes” 2016-07-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar