Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Sartori vai a Brasília para reunião com Renan

Compartilhe esta notícia:

Na foto, José Ivo Sartori, governador do Rio Grande do Sul. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

O governador gaúcho José Ivo Sartori (PMDB) desembarca na quarta-feira em Brasília. Vai participar da reunião que o presidente do Senado, Renan Calheiros, organiza, com o objetivo de criar uma “agenda federativa” onde propostas de interesse dos governadores para amenizar os efeitos da crise econômica sejam encampadas pelo Congresso Nacional.

Busca de protagonismo

Na verdade, a iniciativa do presidente do Senado é um movimento forte para dar-lhe um protagonismo que até agora vem sendo ofuscado pelos movimentos importantes realizados pelo vice-presidente da República Michel Temer, no papel de articulador político do governo, e pelo presidente da Camara, Eduardo Cunha (PMDB), com poder de fogo para incluir na pauta da Câmara o projeto que bem entender.

Alternativas para a dívida

Ponto importante nesta pauta será a renegociação das dívidas dos Estados com a União. Como o projeto transformado em lei não altera o volume de desembolso atual para todos os governadores e prefeitos beneficiados pela medida, todos eles estão de olho no espaço fiscal que pode ser aberto. Espaço fiscal que, na ótica de governadores e prefeitos, pode significar margem para a contratação de novos empréstimos, uma das alternativas para recompor o orçamento e sair da crise.

Movimentos com foco em 2018

Não é necessário estimular muito a imaginação para identificar os movimentos dos três – Temer, Renan e Cunha – em busca de um protagonismo que os legitime como nome para o partido colocar na rua na disputa presidencial de 2018.

Disputa parelha em 2018?

Os peemedebistas imaginam uma eleição parelha com Dilma, Lula e o PT desgastados. Porém, no horizonte político, cresceram muito os nomes de Geraldo Alckmin (governador de São Paulo) e Aécio Neves no PSDB, e Ronaldo Caiado, do Democratas.

Na Academia de Letras

O colunista recebe a mensagem da Academia Rio-Grandense de Letras: “A Academia Rio-Grandense de Letras tem a honra de convidar Vossa Senhoria para prestigiar a cerimônia de Panegírico do Acadêmico Clóvis Assumpção. A solenidade pública realizar-se-á às 17h do dia 21 de maio de 2015 no Auditório do Palácio Histórico do Ministério Público, situado na Praça Marechal Deodoro, n 110, nesta capital. O elogio ao acadêmico falecido será proferido pela acadêmica Marília Beatriz Cibils Becker”.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O socorro não virá de graça
O regente da Economia tem alternativa
https://www.osul.com.br/sartori-vai-a-brasilia-para-reuniao-com-renan/ Sartori vai a Brasília para reunião com Renan 2015-05-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar