Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Saúde leva vacinação contra a gripe a comunidades indígenas de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Irritado com prioridades da vacinação contra covid, caminhoneiro manifestou ódio a índios. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A campanha nacional de vacinação contra a gripe em Porto Alegre ocorrerá até 26 de maio, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme norma estabelecida pelo Ministério da Saúde, a meta é imunizar 90% de cada população-alvo. Nesta terça-feira, 18, além da movimentação nas 141 unidades de Saúde da Capital, a equipe multidisciplinar de saúde indígena levou a vacinação até a aldeia Kaingang do Morro do Osso, formada por cerca de 40 famílias.

Porto Alegre é o único município do Estado que conta com uma equipe de saúde voltada especialmente a esse público, responsável por atender famílias de cinco aldeias. Conforme a coordenadora da equipe, enfermeira Paula Martina Nunes, cada aldeia possui características próprias. “Ao trabalhar com usuários indígenas, precisamos primeiro entender a cultura deles. Tentamos sempre trabalhar com estratégias que envolvam a escuta, a conversa e a orientação, por exemplo”, afirma Paula.

Vacinação

Integram o público-alvo da vacinação contra a gripe idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, população indígena, pessoas entre cinco e 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, apenados e funcionários do sistema prisional, profissionais de saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e professores das redes pública e privada.

O atendimento à população ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O sábado, 13 de maio, será Dia D de Mobilização Nacional, com atendimento ao público-alvo da campanha em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h. A vacina disponível em 2017 tem diferença em relação ao ano anterior, de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde, e é produzida pelo Instituto Butantan e Instituto Butantan/Sanofi Pasteur-França.

(PMPA)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A deputada Manuela será candidata a vice-presidente na chapa do PT “em qualquer circunstância”, diz o PCdoB
Representantes do MST são recebidos pelo governo do Estado
https://www.osul.com.br/saude-leva-vacinacao-contra-gripe-comunidades-indigenas-de-porto-alegre/ Saúde leva vacinação contra a gripe a comunidades indígenas de Porto Alegre 2017-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar