Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Sebastian Watenberg assume presidência da Federação Israelita do RS em cerimônia nesta segunda

Compartilhe esta notícia:

Novo presidente fez seu primeiro discurso como titular da FIRS. (O Sul)

O empresário Sebastian Watenberg assumiu oficialmente a presidência da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (IFRS) para o biênio 2019/2020. A posse ocorreu em uma cerimônia na noite desta segunda-feira (13).

 

Com apenas 37 anos, Watenberg ingressa no time de jovens lideranças gaúchas, seguindo uma tendência dos últimos tempos em diferentes segmentos, inclusive na área pública. “Os jovens estão presentes em nossa diretoria, com mais de 20 integrantes e com apenas três deles com idade acima dos 50, marcando uma renovação no perfil desta gestão”, aponta.

Os desafios que o presidente tem pela frente passam pelo combate ao antissemitismo, crescente no cenário mundial, “com significativo ódio aos judeus”, mas segundo Sebastian Watenberg, o radicalismo está presente em todas as nações e é um fenômeno global. Ele inclusive relembra os ataques a rabinos, escolas e comunidades judaicas, recentemente, na França. “A gente trabalha muito com a questão educativa. As memórias da Segunda Guerra Mundial estão se perdendo com o passar dos anos, somadas a estes radicalismos”. De mãos dadas com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Federação vem realizando palestras em escolas públicas, com ambas as instituições mostrando às novas gerações a realidade do holocausto, de forma educativa.

Quando necessário, a FIRS une forças ao Ministério Público na defesa de injuriados, a exemplo do que aconteceu, há 12 anos, na Cidade Baixa, quando jovens judeus foram agredidos de forma brutal. “Buscamos apoio jurídico na defesa destas causas”. Outro braço da FIRS é o Grupo de Direitos e Deveres Humanos, que igualmente atua em prol de minorias. A defesa de causas como LGBT e racismo, entre outras, estão igualmente na pauta da entidade. “A dor de um é a dor de todos”, reitera. Na visão do presidente, o papel da FIRS também está em “lutar e educar para que se cumpra o Estado Democrático de Direito”.

Missões Empresariais
Missões empresariais à Israel integram as ações da entidade, que tradicionalmente contam com as participações de governadores e lideranças do nosso mercado. O governador Eduardo Leite deverá encabeçar a próxima comitiva. As universidades constituem outro foco de atenção da Federação, com programas de intercâmbios que promovem a ida de estudantes à Israel.

Sebastian aborda a questão que envolve o desejo do presidente Jair Bolsonaro de transferir a Embaixada Brasileira de Tel Aviv para Jerusalém e diz que, mesmo não sendo este um assunto relevante, o momento é favorável ao aumento das relações entre Brasil e Israel, onde um tem muito a oferecer ao outro. “Israel oferece tecnologia e o Brasil inúmeros produtos, bem como opções de turismo em ambos os países, favorecendo um intercâmbio cultural, econômico e acadêmico”. Ele reforça que Israel “é o país das startups, da tecnologia”, e adianta que “estamos avançando na discussão de um convênio com a Prefeitura de Porto Alegre, a fim de desenvolver projetos específicos de tecnologia na cidade”, pontua Watenberg.

No campo das discussões e debates, o presidente revela que no próximo dia 31 a FIRS estará promovendo um evento de peso no cenário gaúcho, trazendo a Porto Alegre, pela primeira vez, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para falar sobre sua trajetória e sobre o momento que o País atravessa. A iniciativa engloba o projeto Ideias Memoráveis. “Nosso papel é trabalhar não apenas questões ligadas às comunidades judicas, mas também analisar o País como um todo”. Segundo ele, outros nomes de destaque deverão marcar presença nestes encontros ao longo do ano.

A posse
Formado em Direito, com MBA em Administração de Empresas e pós-graduação em Processo Civil, Sebastian Watenberg é empresário do segmento gastronômico e membro da FIRS há 12 anos, integrando ainda a diretoria no Sul do Estado da Câmara Brasil/Israel de Comércio e Indústria e, internacionalmente, do AJC (Comitê Judaico Americano) e WJC (Congresso Judaico Mundial). A posse acontece às 19h, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre, devendo reunir mais de 450 convidados. (Clarisse Ledur)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Agora é possível marcar compromissos e consultas direto pelo Facebook
Governo decide se servidora lésbica terá licença paternidade
https://www.osul.com.br/sebastian-watenberg-assume-nesta-segunda-feira-13-a-presidencia-da-federacao-israelita-do-rs/ Sebastian Watenberg assume presidência da Federação Israelita do RS em cerimônia nesta segunda 2019-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar