Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 26 de maio de 2015
O mercado das microcervejarias artesanais não para de crescer. E para estimular ainda mais esse segmento, o SEBRAE/RS, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul (Sindipan) e o Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) promove a primeira rodada de negócios para os produtores da bebida. O evento acontece no dia 28 de maio, às 15h, no Ipanema Sports (Rua Coronel Marcos, 2353, em Porto Alegre).
O evento vai reunir 30 microcervejeiros que integram o projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul e 120 compradoras de outra iniciativa da entidade que promove e estimula estabelecimentos de alimentação fora do lar e dos parceiros. O trabalho com os fabricantes de cerveja iniciou as atividades em janeiro e já conta com a adesão de 43 empresas espalhadas pelo Estado.
Conforme explica a gestora do projeto da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Francine Oliveira Danigno, “a rodada irá promover o aumento dos negócios e possibilitar a aproximação dos cervejeiros com outras empresas. As cervejarias já são conhecidas no meio, porque já possuem um histórico de dedicação, reconhecimento pelos prêmios que vem conquistando e esta é uma excelente oportunidade de reuni-los em um só lugar”, destaca. O evento contemplará, também, uma exposição de produtos orgânicos. Francine conta que é uma tentativa de agrupar os projetos de microcervejarias e produtores de orgânicos da Regional Metropolitana. “Promover o relacionamento e os negócios dos empresários de projetos do SEBRAE é uma iniciativa que queremos tornar cada vez mais comum”, ressalta a gestora.
O projeto de alimentação fora do lar inclui bares, restaurantes e demais estabelecimentos que oferecem gastronomia e bebidas, e desenvolve a gestão, segurança na manipulação de alimentos e oportunidades de mercado. A iniciativa com as microcervejarias já se consolidou entre as atividades da entidade, por meio da realização de capacitações técnicas (entre elas de gestão e de produção) e reuniões mensais para acompanhamento das estratégias.