Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Secretaria da Saúde de Porto Alegre emite alerta à rede de serviços sobre risco de leptospirose

Compartilhe esta notícia:

. (Foto: Bárbara Barbieri/PMPA)

Em função das fortes chuvas que atingiram Porto Alegre e a Região Metropolitana nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta epidemiológico à rede de serviços de saúde da Capital no qual enfatiza aos profissionais de saúde a importância de estarem atentos aos sinais e sintomas compatíveis com a leptospirose em todos os atendimentos.

O documento frisa que muitas pessoas estão em contato com água possivelmente contaminada por urina de roedores. “Mesmo não domiciliadas nos locais alagados, inúmeras pessoas ajudam ou envolvem-se em atividades nas áreas de risco de contaminação”, cita o alerta epidemiológico. Também há preocupação com o risco de hepatite viral do tipo A, cuja contaminação ocorre através de ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes humanas, especialmente crianças e adolescentes.

A leptospirose é doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, e que é transmitida ao homem através de água contaminada. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama. Assim, qualquer pessoa que tenha contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.

Prevenção

Para prevenir a doença, deve-se evitar o contato com água ou lama de enchentes. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha. Caso não seja possível, deve-se usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.

Desinfecção

O hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) mata as leptospiras e deverá ser utilizado para desinfetar reservatórios de água (um litro de água sanitária para cada mil litros de água do reservatório), locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada (um copo de água sanitária em um balde de 20 litros de água). Durante a limpeza e desinfecção de locais onde houve inundação, deve-se também proteger pés e mãos do contato com a água.

A pessoa que apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. A leptospirose é uma doença curável, para a qual o diagnóstico e o tratamento precoces são a melhor solução.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Vereadores de Porto Alegre retomam a votação da regulamentação do Uber
Embraer faz acordo de 206 milhões de dólares para encerrar caso de propina
https://www.osul.com.br/secretaria-da-saude-de-porto-alegre-emite-alerta-a-rede-de-servicos-sobre-risco-de-leptospirose/ Secretaria da Saúde de Porto Alegre emite alerta à rede de serviços sobre risco de leptospirose 2016-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar