Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Segredos do Poder

Compartilhe esta notícia:

Vice-presidente da República Michel Temer (Foto: Dida Sampaio/AE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O vice-presidente da República, Michel Temer, anda sondando emissários da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência, para visitas ao Palácio do Jaburu. A aproximação inédita e a pauta são um mistério. A presidente Dilma – que proibiu o vice de pisar no Planalto, evitando convites para cerimônias – distanciou-se da Abin e tirou poderes do importante GSI – Gabinete de Segurança Institucional, ninho de militares.

Aproximação…

A exemplo de ministros petistas, Temer também tem avançado em uma aproximação com delegados e agentes da PF (Polícia Federal).

… e afago

O vice também já pediu a alguns parlamentares subordinados tratamento especial aos projetos de interesse da PF.

Best seller

Um ex-agente federal veterano, que acompanhou Dilma no primeiro mandato, pensa em escrever um livro de bastidores. É o que teria levado um tapa dela. Alô, Editoras!

Amém Express

O deputado Pastor Feliciano (PSC-SP) iniciava pregação em evento evangélico no Centro Israel Pinheiro, na quinta-feira à noite, quando o celular tocou. Era Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o convocando imediatamente à residência oficial. Os fiéis ficaram na oração. O clima anda tenso na Península dos Ministros. Também para o vizinho Renan Calheiros (PMDB-AL).

Plantando abacaxi

O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) cita o endividamento do País ao afirmar que o próximo governo, segundo ele, herdará um “abacaxi”. Para descascá-lo, uma nova gestão terá que ser “técnica e pouco centralizadora”.

Pajelança

O ex-deputado federal Bassuma (PT-BA) tem sido sondado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que o ligou três vezes nos últimos dias. Ex-espírita, Bassuma hoje é líder evangélico, pré-candidato a vereador e tem rebanho invejável.

Voto arco-íris

ACM Neto está de olho no Pastor Isidório, um “ex-gay”, acredite. Polêmico e com capital eleitoral crescente em Salvador. É pré-candidato a prefeito na capital.

A atrevida

Uma funcionária da Câmara dos Deputados descumpre ordem da Diretoria, circula com a camisa pró-Dilma Rousseff e distribui panfletos. “Sou concursada e tenho meus direitos”, dispara.

Defesa duplicada

O atual AGU (advogado-geral da União), José Eduardo Cardozo, e ex-chefe do órgão, Luiz Inácio Adams, não se desgrudaram nos últimos dias. Auxiliados por tropa de juristas, discutem termos da peça que será apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar derrubar o processo do impeachment.

Submergiu

O principal símbolo do impeachment no País, o ex-presidente e hoje senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), não quer nem tocar no assunto. Foge de rodas de conversas com os colegas e virou “persona rara” no plenário do Senado.

O balançar da Rede

Marina Silva parece viver crise existencial: “O governo não é como uma camisa que se troca todo dia”, disse em março de 2015. Hoje é defensora da cassação da presidente Dilma e o do vice-presidente Michel Temer.

Patricinha x Favelada

Mortadelas x Coxinhas é lenda. Bate-boca chamou atenção no corredor da comissão de impeachment. Jovem anti-impeachment disparou para a adversária antipetista: “Cala boca, patricinha!”. A resposta foi imediata: “Cala boca você, favelada.”

Voto a voto

O clima é tão tenso, dos dois lados, que o único deputado do Partido da Mulher Brasileira – que é homem – Weliton Prado (MG), não aguenta mais o assédio. Ainda não decidiu o voto e tem pedido opinião até de jornalistas.

Ponto Final

E o ano vai passando, depressa e tenso. Mas em um País com letargia contagiante.

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Sem chance de errar
Candidato do pavio curto
https://www.osul.com.br/segredos-do-poder/ Segredos do Poder 2016-04-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar