Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Seguradoras não aceitam contratação de seguro para mercadorias contrabandeadas ou piratas

Compartilhe esta notícia:

O maior destaque para esta expansão é o segmento de “Danos e Responsabilidades”, que deve subir 25,2%. (Foto: Reprodução)

Será que existe seguro para mercadorias contrabandeadas? A pergunta não é inédita.  A resposta é não. Não é possível a contratação de uma apólice nestas condições. Ou melhor, tecnicamente, até seria possível emitir a apólice, mas, mesmo que isso acontecesse, no caso de um sinistro, a indenização não poderia ser paga porque o segurado não teria como apresentar a documentação referente aos produtos importados, já que a intenção era trazer as mercadorias para o Brasil sem pagar os impostos. Ou seja, a operação é ilegal e configura o crime de contrabando.

A mesma regra vale para os produtos piratas. Por se tratar de operação ilegal, o segurado não teria como apresentar os documentos necessários para a seguradora regular o sinistro e pagar a indenização. Da mesma forma, as peças estocadas em um desmanche clandestino também não poderiam ser indenizadas, em função da ausência de comprovação de sua origem.

Assim, ainda que, em tese, a contratação de seguros para estas e outras situações ilegais fosse possível, na prática, o segurado não receberia a indenização.

Seguro, de acordo com o Código Civil, existe para garantir interesse legítimo do segurado. Como uma atividade ilegal não é um interesse legítimo, tampouco a posse de mercadorias conseguidas de forma ilícita, não há como se falar em contratação de seguro para mercadorias contrabandeadas, ou mercadorias piratas, ou produtos roubados. (Antônio Penteado Mendonça/AE)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Tubarão ataca turista em Fernando de Noronha: Homem brincava no rasinho da praia com o filho de sete anos quando foi surpreendido pelo animal
Pampa Debates entrevista hoje o prefeito Nelson Marchezan Jr.
https://www.osul.com.br/seguradoras-nao-aceitam-contratacao-de-seguro-para-mercadorias-contrabandeadas-ou-piratas/ Seguradoras não aceitam contratação de seguro para mercadorias contrabandeadas ou piratas 2017-01-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar