Últimas Notícias > Colunistas > Incra(encado)

Segurança da Copa América será coordenada por centro integrado de comando nacional

Esquema de segurança para a Copa América Brasil 2019. (Foto: Isaac Amorim/Divulgação AG.MJ)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública montou um forte esquema de vigilância para monitorar a segurança pública durante os jogos da Copa América. A ação será coordenada através do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília. A pasta é responsável por gerenciar a atuação das forças federais e estaduais de segurança pública voltadas à manutenção da integridade dos torcedores que irão assistir aos jogos.

No local, serão monitorados a rotina em aeroportos, hotéis, centros de treinamento, estádios e pelas rotas por onde passarão as várias equipes que participam do evento esportivo. Eventuais ocorrências em bares, restaurantes e nos estádios também estarão sendo observadas.

“Está tudo preparado para que os jogos comecem e transcorram bem. Vamos ficar atentos. Há muitos desafios, às vezes imprevistos, mas os sinais são bons”, disse Moro, confirmando que as autoridades brasileiras receberam dos governos de outros países relações com a identificação de torcedores com histórico de violência.

A operação contará com a participação de agentes da Secretaria de Operações Especiais, do Ministério da Justiça, além de membros da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, do Ministério das Relações Exteriores e representantes dos cinco estados onde haverá jogos: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.