Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A seleção brasileira de beach tennis conquistou o bicampeonato mundial na Rússia

Compartilhe esta notícia:

Título veio com vitória sobre a Itália por 2 a 0. (Foto: Divulgação)

A seleção brasileira de beach tennis fez história na Rússia. No domingo (12), ganhou da favorita Itália por 2 a 0 e conquistou o seu segundo título mundial – o primeiro foi em 2013. Sob o comando do italiano Alex Mingozzi, atleta supercampeão que treina e dá aulas em Porto Alegre, o Time Brasil – formado pelos atletas Joana Cortez, Marcela Vita, Rafaella Miiller, Marcus Ferreira, Thales Santos e Vinicius Font – passou pela Polônia, Alemanha e França – atual campeã europeia.

“Foi uma semana incrível, de jogos duríssimos. O desempenho dos jogadores foi sensacional. Eles acreditaram no meu projeto, nas minhas palavras desde o primeiro momento. Eles me respeitam muito, assim como eu respeito muito eles. Somos campeões do mundo de beach tennis. Isso parecia impossível neste ano, mas tudo deu certo”, declarou o técnico, que assumiu o comando da Seleção em fevereiro. Ele afirma que ganhar de 2 a 0 da Itália foi “quase inacreditável”. “Ninguém ganhou da Itália na história desse jeito.”

No primeiro jogo da decisão, Joana Cortez e Rafaella Miiller derrotaram Federica Bacchetta e Giulia Gasparri por 6/2, 4/6 e 6/3. Depois, Thales Santos e Marcus Ferreira ganharam de Michele Cappelletti e Luca Carli por um duplo 6/4.

“As mulheres foram fenomenais, jogaram com muito volume e com muito sacrifício. E os meninos ganharam da dupla número um do mundo”, avalia Mingozzi, que de 2005 a 2010 perdeu apenas três jogos e ganhou mais de 100 títulos de beach tennis. “Estou muito feliz, agradeço aos meus jogadores, que foram muito parceiros todos os dias. É uma sensação maravilhosa.”

Escola

O técnico viaja nesta segunda-feira (13) para a Itália e depois embarca para o Japão, onde disputará um campeonato. Depois, no fim do mês, volta a Porto Alegre para inaugurar a sua escola oficial, a Astra. “A Astra será, com certeza, uma referência no Brasil e no continente, já que tenho pedidos na Venezuela e em Aruba, entre outros lugares, para ter essa marca”, revelou Mingozzi, que nasceu na província de Ravenna, onde o beach tennis surgiu, e pratica o esporte desde 1994.

Conheça mais sobre o esporte

Relativamente novo – criado na Itália há cerca de 30 anos como atividade recreativa –, o beach tennis está crescendo muito na Capital gaúcha, assim como no Brasil e no mundo. Há muitos campeonatos em Porto Alegre, e as quadras das praças estão sempre cheias, além das disponíveis em clubes e academias. O Brasil já é a segunda potência no esporte, ficando atrás apenas da Itália.

O beach tennis pode ser disputado individualmente ou em dupla e é jogado com raquete e bola padronizadas. As raquetes não possuem corda e são feitas de materiais como kevlar, grafite e carbono, além de terem medidas de no máximo 30 centímetros de largura e 55 centímetros de comprimento. Já a bola parece com a de tênis, porém é despressurizada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Corpo do cantor Belchior segue para Fortaleza, onde será sepultado
Coreia do Norte vai acelerar o seu programa nuclear em resposta à política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
https://www.osul.com.br/selecao-brasileira-de-beach-tennis-e-bicampea-mundial/ A seleção brasileira de beach tennis conquistou o bicampeonato mundial na Rússia 2018-08-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar