Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol A Seleção Brasileira tem o melhor desempenho defensivo da história

Compartilhe esta notícia:

Lesões obrigaram Tite a repensar a escalação mais de uma vez. (Foto: Reprodução/Instagram)

A evolução da seleção brasileira na Era Tite vai muito além da classificação antecipada para a Copa da Rússia, com sobras nas eliminatórias da América do Sul. Prova disso é que, sob o comando do treinador, a equipe termina 2017 com o melhor desempenho defensivo de sua história. Com apenas quatro gols sofridos em 11 jogos, a verde e amarela fecha o ano com média de 0,36 gol sofrido por partida.

Um levantamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mostra que a seleção superou uma marca que se estendia desde 1974, quando seis gols levados em 16 confrontos renderam uma média de 0,37 por partida. Também se destacam na lista os anos de 1977 e 2006, ambos com 0,38 de média.

O técnico Tite comemora o desempenho de sua equipe e trata de explicar que, para alcançar o resultado obtido, é necessário um esforço coletivo, não apenas dos quatro defensores:

“É um número interessante, mas é importante ressaltar: construímos esta solidez defensiva através de um sistema que começa no nosso primeiro atacante. A busca incessante pela retomada da posse de bola ainda nos ajuda a propor o jogo da maneira que queremos.”

Foram levados em conta no levantamento os anos em que o Brasil disputou ao menos quatro duelos. Por isso, várias temporadas da primeira metade do século XX foram desconsideradas. Também não entraram os anos de 1964 e 1984, quando a seleção disputou apenas três partidas.

Se considerada a média histórica, os números de 2017 se tornam ainda mais expressivos: em 957 partidas, o Brasil foi vazado 881 vezes – média de 0,92 sofrido por jogo.

Renovação

Se você acha que a lista da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2018 já está pronta, pode esquecer essa ideia. Afinal de contas Tite ainda não fechou o grupo, e afirmou durante evento realizado por Emerson Sheik, em Mangaratiba [no Rio de Janeiro], que vê espaço para até oito novos jogadores.

“O tempo que eu tive de trabalho chega em um estágio de afirmação da equipe, de consolidar. Mas claro que ainda está aberto, seis, sete, oito jogadores para a confirmação de uma convocação”, afirmou para a SporTV.

O treinador da Seleção Brasileira, inclusive, citou três jogadores em especial: o zagueiro Pedro Geromel e o goleiro Marcelo Grohe, ambos do Grêmio, além do meio-campista Hernanes, do São Paulo.

“Do Grêmio, mais especificamente o Grohe, juntamente com esses que foram convocados. [O Grêmio] tem atletas de alto nível. E quero ter essa pressão de receber perguntas, atletas que estão em um alto nível. Assim como atletas que terminaram o Campeonato Brasileiro. Hernanes é um deles. Jogadores que têm um grande desempenho. Que tenham continuidade, consistência para que possam ter oportunidade e confirmar a sua convocação”.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

Fifa confirma cinco candidatos à presidência da entidade
Grêmio negocia renovação de Roger Machado
https://www.osul.com.br/selecao-brasileira-tem-o-melhor-desempenho-defensivo-da-historia/ A Seleção Brasileira tem o melhor desempenho defensivo da história 2017-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar