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Economia Sem sair de casa, os segurados podem verificar no próprio site da Previdência Social como estão os andamentos de solicitação de benefício, revisão e recursos

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Quando houver a necessidade de informações mais específicas, o segurado precisará ir a uma agência do INSS. (Foto: Reprodução)

Segurados que precisam saber como está o andamento de um pedido de benefício ou de uma revisão realizada na agência, mas não querem perder tempo nas filas dos postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), podem fazer a consulta diretamente no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).

A vantagem de realizar o acompanhamento pelo endereço eletrônico é ter uma resposta mais acessível, já que muitas vezes as pessoas encontram dificuldades e passam raiva para ter uma informação no posto. Além disso, pelo site é mais difícil perder prazos para recursos e é possível rever uma decisão negativa mais rapidamente.

Para aqueles que pediram a aposentadoria e estão esperando a resposta do INSS, se fizerem o acompanhamento e tiverem o benefício negado, por exemplo, podem buscar a agência assim que a resposta aparecer no site para tentar reverter a situação sem perda de tempo, em vez de ter de esperar a carta de concessão ser enviada para casa.

Quem pediu alguma revisão, como converter um tempo especial em comum, também consegue fazer o acompanhamento pelo site e ver como está a situação.

Outra possibilidade de acompanhamento pela internet é para aqueles segurados que tiveram o benefício negado, mas entraram com recurso no próprio instituto. Nesses casos, é possível usar a ferramenta chamada e-Recursos, que dirá em que fase está o processo administrativo .

Para a maioria das consultas, é necessário ter em mãos o CPF e o número da aposentadoria, além de informar o nome completo e a data de nascimento.

Quando há a necessidade de informações mais específicas ou esclarecimentos, além do que está no sistema on-line, o segurado não terá a opção virtual e precisará mesmo ir à agência.  Nesse caso, deve-se comparecer no posto onde foi dada a entrada no requerimento.

Ferramenta

Há uma outra ferramenta que pode ser usada pelo beneficiário para fazer a consultas. Pelo site meu.inss.gov.br, que começou a operar no início do ano, o segurado consegue ter acesso a seus contracheques e também a outros recursos, como acompanhar a situação da revisão do artigo 29 – o revisão de auxílios, paga aos benefícios por incapacidade em que não houve o descarte dos 20% menores salários de contribuição.

Para ter acesso à ferramenta é preciso se cadastrar. O segurado receberá um número chave e, depois, terá de ligar na central 135 para confirmar a senha. São feitas perguntas sobre a vida laborativa do trabalhador. Caso não consiga desbloquear a senha, será preciso comparecer a uma agência da Previdência Social.

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