Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Semana recomeça em Brasília com pautas importantes

Compartilhe esta notícia:

Eliseu Padilha (Foto: Banco de Dados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Recuperado da crise de labirintite que o afastou de Brasilia nos últimos dias, o ministro Eliseu Padilha, Chefe da Casa Civil da Presidência da República, retoma hoje em Brasília a agenda de múltiplas funções que lhe são delegadas pelo presidente Michel Temer. As pautas de Padilha incluem a gestão de questões na área de comunicação do governo, a articulação em torno da reforma da Previdência, a proposta de emenda à Constituição sobre limite de gastos públicos a reativação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e a lei das agências reguladoras e o novo estatuto dos fundos de pensão.

A proposta do limite de gastos começa agora a ganhar o respaldo de governadores, que desejam ver incluídos os Estados nesta obrigação. O Rio Grande do Sul é o mais recente apoiador da medida, depois que o Judiciário e o Ministério Público conseguiram medidas cautelares livrando-os deste limite.

Agenda política

Neste domingo, antes de retornar a Brasília, Padilha cumpriu uma agenda política. Ex-prefeito de Tramandaí, participou de reuniões e de uma carreata de apoio ao prefeito Edegar Rapaki (PMDB), que disputa a reeleição. Rapaki teve de se contentar com o papel de coadjuvante: a maioria das pessoas que circulavam pelas ruas davam mais atenção a Eliseu Padilha.

Reunião com Giovani Feltes

Secretário da Fazenda, o deputado federal licenciado Giovani Feltes, às voltas com a tarefa ingrata de gerir um cobertor cada vez mais curto nas contas públicas do Estado, aproveitou o domingo e foi a Tramandaí para conversar com Padilha. Feltes está preocupado com a agilização das pautas do governo federal em Brasília, em especial o pedido de repasse de receitas da União por conta da manutenção de rodovias federais há mais de duas décadas.

O Estado entende que, ao repassar parte destes recursos no final do governo de Olívio Dutra (PT), ainda assim a União teria deixado um saldo em favor do governo gaúcho em aberto.

A PEC dos gastos públicos

Hoje o aliado mais articulado no Congresso Nacional, o deputado gaúcho Darcísio Perondi, vice-líder do governo e relator da PEC do Teto dos Gastos Públicos, vem fazendo uma costura com todos os partidos. Otimista, ele tem apostado que a PEC pode ser votada na Câmara dos Deputados antes do dia 30 de outubro. Um dos trunfos de Perondi na negociação é a garantia do governo de que o congelamento de gastos exclui saúde e educação.

Aplicativos para fiscalizar a campanha eleitoral

Sucesso na atual campanha eleitoral, o aplicativo que permite ao eleitor denunciar irregularidades, chamado de Pardal pela Justiça Eleitoral, vem recebendo milhares de denúncias em todo o País. O aplicativo permite que os eleitores façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação.

A denúncia é feita pelo próprio aplicativo, com o envio de fotos, vídeos ou áudios. Por exemplo, se um eleitor encontrar um outdoor de um candidato na rua, que é proibido, pode tirar uma foto e mandar pelo aplicativo, que automaticamente envia a denúncia para análise do Ministério Público Eleitoral. Também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Sem ter o que comer
Ministro-encrenca
https://www.osul.com.br/semana-recomeca-em-brasilia-com-pautas-importantes/ Semana recomeça em Brasília com pautas importantes 2016-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar