Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece SENAC dá dicas para evitar problemas de saúde no outono

Compartilhe esta notícia:

Dicas para estabelecer uma mudança sustentável e melhorar a qualidade de vida. (Foto: Reprodução)

As mudanças das estações do ano, especialmente o outono, que marca a transição do clima mais quente para o mais fria, é caracterizada pela oscilação nas temperaturas. Nesta época, é possível sentir a presença de todas as estações em um único dia.

Essa oscilação faz com que as pessoas fiquem mais suscetíveis às doenças. Por isso, o coordenador dos cursos da área da saúde do Senac, Adalvane Nobres Damaceno, preparou algumas dicas para lidarmos com esse tipo de alternância na temperatura. Confira:

Higienizar as roupas de cama, mesa e banho
Esses utensílios são o habitat de micro-organismos, por isso, realizar a limpeza de toalhas de mesa e banho, lençóis e cortinas podem contribuir para evitar crises alérgicas.

Lavar o nariz todos os dias
A limpeza com soro fisiológico ajuda na remoção impurezas e secreções, bem como a diminuir crises de asma, bronquite e outras alergias, prevenir amidalite, faringite e otite e aliviar dores de cabeça.

Umidificar o ar
Com o ar mais seco, aumenta a concentração de partículas de poluição, aumenta o risco de doenças respiratórias. Uma solução para amenizar os problemas do ar seco são os aparelhos umidificadores, mas métodos caseiros são válidos como, por exemplo, espalhar bacias de água pela casa, pendurar uma toalha no quarto e também cultivar plantas em casa.

Cuidados com a pele
Com o fim do verão, período em que a pele esteve mais exposta ao sol, torna-se natural que ela fique mais seca, podendo sofrer o processo de descamação e o aparecimento de manchas, contribuindo para o envelhecimento precoce. Para manter uma pele saudável, hidratada e cuidada, deve-se intensificar a hidratação adequada com o uso de cremes e/ou géis adequados ao seu tipo de pele.

Aparecimento de alergias
Sinais de nariz entupido, olhos lacrimejantes, comichão na garganta e ouvidos, são alguns dos sintomas comuns no início da estação. Desse modo, as alergias respiratórias, se não controladas, podem favorecer o desenvolvimento de infecções graves das vias respiratória, por exemplo, a pneumonia. Para evitar as crises alérgicas, a principal recomendação é o afastamento das fontes alérgicas e o reforço das defesas imunitárias.

Reforçar o sistema imunológico
A queda na imunidade pode ser comum, nos deixando mais suscetíveis às doenças, sobretudo, do trato respiratório. A dica é praticar atividade física regular e manter uma alimentação equilibrada com consumo de frutas e legumes, pois esses alimentos são fonte abundante de vitaminas e antioxidantes que reforçam a imunidade, com destaque para a vitamina C, A, E e do complexo B.

Proteger as crianças
Nesta época do ano, é comum as crianças apresentarem infecções respiratórias, como gripe, resfriado, bronquiolite, pneumonia, bem como, aquelas que têm alergia, como asma e rinite, sofrem com suas manifestações. Para prevenir é importante evitar que a criança fique em locais abafados e com aglomerações, que facilitam a transmissão de infecções; Aumentar a ingestão de líquidos e manter uma alimentação saudável, para fortalecer a imunidade; Evitar ficar exposta à chuva, garoa ou até mesmo frio intenso na saída do colégio e nas pracinhas; no caso de nariz entupido, para aliviar a congestão, lavar as narinas com soro fisiológico e estimular a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia pode ser uma alternativa. No caso de bebês, os responsáveis poderão utilizar um bulbo macio de borracha para aspirar a secreção espessa; Ao deitar, se a respiração estiver prejudicada pelo nariz entupido, vale elevar um pouco o travesseiro da criança.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

A presidente da Federasul, Simone Leite, disse que novos paradigmas serão quebrados
Mercado de suplementos esportivos no Brasil cresceu 12% em 2018
https://www.osul.com.br/senac-da-dicas-para-evitar-problemas-de-saude-no-outono/ SENAC dá dicas para evitar problemas de saúde no outono 2019-04-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar