Sexta-feira, 29 de março de 2024
Por Redação O Sul | 13 de julho de 2015
O cenário econômico desfavorável é, para muitos segmentos, fator de crise e leva a recessão. Mas, pode também ser oportunidade para identificar novas formas de fazer os negócios crescerem. A diferença fundamental está na postura do gestor, independente do tamanho da organização. O professor de Gestão e Negócios e coordenador do curso Técnico em Administração do Senac Novo Hamburgo, Jéferson da Rosa Santos, preparou dez dicas para ajudar a identificar as oportunidades e não se deixar levar pelo pessimismo.
1. Não use a crise como âncora, trazendo-a para dentro da sua empresa. Âncoras imobilizam suas ações;
2. Sua equipe é o espelho das suas atitudes. Logo, atitudes positivas levam a resultados positivos;
3. Leia muito, mas para entender o mercado e identificar as oportunidades e não para se contaminar com notícias desanimadoras;
4. Compartilhe! A informação não é mais um diferencial. Critério, foco e capacidade de compartilhar e mobilizar, sim;
5. Discuta ideias, pense em alternativas, pergunte: “E se?”. Premie ideias que gerem resultado;
6. Ajude sua equipe a identificar o que é importante para seus clientes e como podem entendê-los, melhor atendê-los, sendo parte da solução;
7. Assuma responsabilidades e desafios e incentive as pessoas a fazerem o mesmo;
8. Estabeleça objetivos pessoais e profissionais, planeje e persiga as metas. Estas devem ser claras e desafiadores, porém realistas;
9. Qualifique, desenvolva e valorize seu time constantemente. Tudo que você investir (seja energia, tempo ou dinheiro) tende a ter um retorno multiplicado na vida dos colaboradores, na satisfação dos clientes, e consequentemente nos resultados da sua empresa!
10. Ajuste as velas ao invés de queixar-se do vento. A crise vai passar. Como você quer que seu barco passe por ela?