Últimas Notícias > Notas Mundo > Dois jornalistas da Reuters são presos

Senac-RS forma alunos do Programa Jovem Aprendiz

Solenidade será realizada neste sábado, 12 de agosto, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. (Foto:Divulgação)

O Senac-RS promove a formatura dos jovens capacitados pelo Programa Jovem Aprendiz neste sábado, 12 de agosto. Cerca de mil alunos participam da solenidade que acontece no Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300), em Porto Alegre, a partir das 17h. O evento conta com a presença de empresários, autoridades locais, representantes do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, diretores e docentes das Unidades, além de convidados, amigos e familiares dos formandos.

Os jovens formandos são concluintes dos cursos de Aprendizagem em Serviços Administrativos, Serviços Administrativos em Instituições de Saúde, Serviços de Vendas, Serviços de Supermercado e Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis das unidades do Senac Comunidade Zona Norte, Comunidade, Saúde, Canoas e Viamão. Todas as capacitações foram oferecidas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), jovens entre 15 e 24 anos que nunca trabalharam têm 64% menos chances de encontrar um emprego do que pessoas da mesma idade com experiência anterior e 70% menos que adultos com 25 anos ou mais. Para reverter estes números, é preciso estar preparado. Por isso, o Programa Jovem Aprendiz oportuniza uma formação gratuita voltada para a entrada no mercado de trabalho.

Destinado a jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental (a partir da 7ª série) ou o Ensino Médio, o programa é composto pela parte teórica e pela parte prática profissional supervisionada.

A jovem de 19 anos, Larissa Miyuri, é uma das formandas da turma de Serviços Administrativos do Senac Comunidade Zona Norte. Para Larissa, o curso abriu portas para o mercado de trabalho através de aprendizados que vão além da teoria, como trabalhar em equipe, ter disciplina e correr atrás de seus objetivos. Mesmo antes da formatura, Larissa foi efetivada pela Loja Gang: “Isso faz com que eu dê o melhor de mim para sempre buscar bons resultados”. A qualificação em Serviços Administrativos não só facilitou a entrada no mercado de trabalho, como também serviu de estímulo para Larissa. “O mundo do trabalho incentivado pela educação gera profissionais mais exemplares” – destaca a jovem.

Entre os formandos, também terão alunos do curso de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência. Giovani da Silva é um destes alunos. O jovem de 18 anos conclui o curso do Senac já efetivado pelo grupo Herval e tem novas perspectivas. “Agora eu tenho um trabalho e posso ajudar a minha mãe e os meus irmãos”, conta Giovani com orgulho.

Os cursos de Aprendizagem são voltados para jovens maiores de 14 e menores de 24 anos de idade, estudante da educação básica (ensino fundamental ou médio) ou concluinte do ensino médio inscrito em Programa de Aprendizagem nos termos do art. 428, da CLT. Com cerca de 20 mil alunos por ano, os cursos proporcionam a inserção de jovens no mercado de trabalho e a possibilidade de cursar o ensino regular junto com o ensino profissional e formação técnico-profissional.

O Senac-RS também oferece cursos de Aprendizagem para pessoas com deficiência em diversas unidades do Estado. Somente em 2016, foram mais de 1.500 alunos da formação. Neste caso, não há limite de idade e não se aplica o grau de escolaridade.

Formatura Aprendizagem Senac-RS
Data: 12/08 – Sábado
Horário: 17h
Local: no Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300)

Deixe seu comentário: