Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Senado vai discutir papel dos bancos em corrupção apurada pela Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) é o presidente da comissão. (Foto: Reprodução)

A CTFC (Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor) aprovou três requerimentos nessa quarta-feira para realizar audiências públicas e auditorias. O primeiro é uma audiência para debater o papel dos bancos e das empresas transportadoras de valores do país nos casos de corrupção apurados na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. O requerimento é de autoria do presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).

Serão convidados para o debate o presidente do Banco Central, Ilan Goldajn, o presidente do Conselho Diretor da Federação Brasileira dos Bancos, Pedro Moreira Salles; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Transportadores de Valores, Marcos Emanuel Torres de Paiva e o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Antonio Gustavo Rodrigues.

A comissão aprovou ainda duas auditorias de iniciativa do senador Ataídes Oliveira. Uma deve ser realizada nos balanços patrimoniais e disponibilidades financeiras do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc etc). E a outra será uma auditoria junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério da Transparência em relação aos balanços patrimoniais no âmbito nacional e regional das empresas do Sistema S.

A comissão também leu o ofício com a indicação de Rodrigo Octávio Orair para ocupar o cargo de diretor da Instituição Fiscal Independente, órgão do Senado Federal. Após a leitura, foi concedida vista coletiva do relatório. A sabatina deverá ser realizada na próxima semana.

Rodrigo Octávio é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e especialista em macroeconomia e política fiscal. É servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada desde 2009.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Ministério da Educação apura fraude em faculdade de medicina na Bahia
Chefe do “setor de propina” da Odebrecht era próximo de artistas e políticos. Foi ele que disse ter pago R$ 10 bilhões para políticos e empresários
https://www.osul.com.br/senado-vai-discutir-papel-dos-bancos-em-corrupcao-apurada-pela-lava-jato/ Senado vai discutir papel dos bancos em corrupção apurada pela Lava-Jato 2017-05-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar