Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Senadores aprovam projeto que retira poder dos juízes de primeira instância

Compartilhe esta notícia:

Senado (Foto: Agência Câmara)

O Senado aprovou nesta quarta-feira (15) o PLS 475/2015, que muda a regra para afastamento de prefeitos de seus cargos. O projeto altera a Lei de Improbidade Administrativa e extingue a regra que permitia que juízes de primeira instância determinassem sozinhos o afastamento de governantes municipais. A partir de agora, essa decisão só poderá ser tomada por órgão colegiado judicial.

Segundo o relator do texto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o projeto corrige uma distorção na legislação que dá margem ao afastamento de um prefeito por uma decisão monocrática de um juiz. Jucá acredita que a nova medida cria um filtro contra “abusos” e evita a proliferação de casos em que municípios acabam governados até por candidatos que alcançaram apenas o terceiro lugar nas eleições locais.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), citou uma estatística que deve ser combatida com a aprovação da proposta. De acordo com ele, 10% dos municípios do Estado de São Paulo já tiveram seus prefeitos afastados desde 2013. Na maioria das vezes, foi a decisão de um juiz de primeira instância que motivou o afastamento. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Posto de gasolina em Maceió não sabe explicar por que é dono de Porsche de Collor
Investigação vai incluir Pan também comandado por Nuzman
https://www.osul.com.br/senadores-aprovam-projeto-que-retira-poder-dos-juizes-de-primeira-instancia/ Senadores aprovam projeto que retira poder dos juízes de primeira instância 2015-07-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar