Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Senadores do PMDB relatam desconforto com as críticas de Renan Calheiros ao presidente Michel Temer

Compartilhe esta notícia:

Calheiros é líder do PMDB no Senado (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Diante das frequentes e quase diárias críticas do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao governo do presidente Michel Temer, parlamentares da legenda relataram que o comportamento do senador tem causado “desconforto” entre os integrantes da bancada.

A série de críticas de Calheiros à condução do governo começou no mês passado. À época, ele declarou, repetidas vezes, que a gestão Temer sofre influência do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso e condenado na Lava-Jato. Com as afirmações do senador, coube ao próprio presidente dizer, em entrevista, que Cunha não influencia as decisões do Executivo.

Desde então, Calheiros passou a dirigir críticas, com maior frequência, às diversas medidas adotadas pelo governo, principalmente na área econômica.  O parlamentar disse nesse período, por exemplo, que o governo Temer agiu de forma “errática” ao enviar ao Congresso algumas reformas, como a da Previdência Social, sem ouvir a bancada peemedebista no Senado.

O ex-presidente do Senado também foi responsável por comandar uma reunião da bancada do PMDB na qual foi redigida uma nota, assinada por 9 dos 22 parlamentares do partido, contra a sanção, por Temer, do projeto aprovado pela Câmara sobre a terceirização. Mesmo com o movimento, Temer sancionou a proposta.

Um colega de bancada de Calheiros afirmou, sob condição de anonimato, que a série de críticas do líder do PMDB ao presidente está provocando “constrangimento”. “Como senador, Renan tem todo direito de expressar seu descontentamento com o governo, mas deve ter cuidado ao se posicionar como líder, para evitar esses constrangimentos da bancada com o governo”, disse esse parlamentar.

“Há um desconforto muito grande. Essa postura está criando focos de insatisfação na bancada. Mas também não tem ninguém com perfil para liderar o PMDB no Senado neste momento de turbulência”, acrescentou.

Para outro senador do PMDB, que também pediu para não se identificar, Calheiros tem feito declarações “esquisitas” sobre Temer. “Se o Renan, como líder, fizer uma orientação de votação contra o governo, eu não vou acompanhar. Ele é o líder, porém não sou obrigado a seguir sua orientação. Mas eu sou um conciliador, acho que temos que esquecer essas picuinhas, pensar no Brasil”, disse. “Não sei se chega a ter uma divisão [na bancada], mas há esse estranhamento”, completou.

Para uma parte dos parlamentares peemedebistas ouvidos pela reportagem, a série de críticas de Calheiros às medidas de Temer são motivadas pelas eleições do ano que vem, uma vez que o mandato do senador termina em 2018. “Renan está em uma situação complicada nas pesquisas em Alagoas. Com essas atitudes, ele espera uma reação popular”, disse um senador peemedebista. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Operação Lava-Jato influencia a escolha dos membros do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados
Prioridade na reforma da Previdência é frear despesas, diz Temer. Em cinco anos nova reforma será necessária
https://www.osul.com.br/senadores-pmdb-relatam-desconforto-com-criticas-senador-renan-calheiros-michel-temer/ Senadores do PMDB relatam desconforto com as críticas de Renan Calheiros ao presidente Michel Temer 2017-04-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar